Reitor Paulo Vargas apresenta demandas da Ufes a parlamentares capixabas para 2023

09/11/2022 - 17:56  •  Atualizado 10/11/2022 18:49

O reitor Paulo Vargas se reuniu na manhã desta quarta-feira, 9, com parlamentares da bancada capixaba no Congresso Nacional para apresentar a prestação de contas da aplicação dos recursos da emenda de bancada que foram destinados à Ufes em 2022 e buscar apoio para os projetos estruturantes da Universidade, cuja realização demanda novos recursos. A reunião foi realizada no Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Vargas afirmou que, nos últimos anos, devido à política orçamentária restritiva que se impôs sobre as universidades, mal se conseguiu fazer face às despesas de custeio. De forma mais acentuada, foi o declínio dos recursos de capital para recuperação e modernização da estrutura física e de equipamentos, o que também impactou a Ufes.

“Nossa intenção é fortalecer a parceria entre a representação federal capixaba e a Universidade, e transpor os desafios presentes e futuros para manter nossa instituição como a referência de ensino superior público e de qualidade no Espírito Santo”, disse o reitor (foto abaixo).

Os recursos de R$ 4,8 milhões oriundos da emenda parlamentar para 2022 contribuíram para a construção e adequação da infraestrutura do data center (centro de processamento de dados) da Universidade, que atende a todos os campi. A medida foi realizada com o propósito de atualizar a infraestrutura digital e prover maior segurança e disponibilidade dos serviços informatizados da Ufes.

Demandas prioritárias

Para 2023, as demandas prioritárias apresentadas aos parlamentares são a manutenção e ampliação das ações de assistência estudantil; a implantação do plano de acessibilidade da Ufes; a adequação e modernização do sistema de saneamento do campus de Goiabeiras; a construção de um prédio novo para o curso de Odontologia; e a implantação do projeto de sinalização e identidade visual dos campi.

O reitor Paulo Vargas ressaltou que as demandas apresentadas são passíveis de discussão e ajustes, na medida das condições efetivas de sua viabilização em termos técnicos e orçamentários, bem como a viabilização de outros projetos estruturantes não evidenciados no documento que foi apresentado, em função do montante de recursos que a bancada for capaz de mobilizar.

Texto: Thereza Marinho