Cine Metrópolis celebra povos indígenas com estreia de Para'í, nesta quinta, 20

20/04/2023 - 15:07  •  Atualizado 24/04/2023 11:06
Compartilhe

No fluxo do Abril Indígena, o Cine Metrópolis estreia, nesta quinta-feira, 20, o filme Para'í. Dirigido por Vinicius Toro, o longa-metragem que conta a história de uma menina guarani chega aos cinemas brasileiros na semana do Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril.

Na trama, Pará vive em uma aldeia próxima a uma cidade de São Paulo. Certo dia, ela encontra pela primeira vez um milho guarani tradicional, com sementes coloridas, e tenta cultivá-lo. A descoberta incentiva a menina a questionar outras circunstâncias de sua vida que, até então, eram naturalizadas: por que fala português e não guarani; diferenças étnicas entre ela e seus colegas de escola; a religião de seu pai, que frequenta uma igreja cristã; e a luta do seu povo por terra.

O elenco de Para'í é composto, em sua maioria, por pessoas que vivem na Terra Indígena Jaraguá, local de uma oficina de vídeo ministrada pelo diretor. Vários personagens do filme, inclusive, são interpretados com base nas suas próprias vivências na aldeia guarani. A obra fez parte das seleções dos festivais de cinema de Brasília, Tiradentes e Rio de Janeiro, além de Guadalajara, Cartagena e Mannheim-Heidelberg.

Especial

Na segunda-feira, 24, o Metrópolis recebe a estreia do curta-metragem Encruzilhadas do Caos, de Alexander Buck. O filme acompanha a história dos metaleiros Cabelo e Parreco, amigos que profanam uma oferenda sagrada ao saírem pelas ruas afixando cartazes de um show de heavy metal. Com entrada gratuita, a sessão terá a presença do diretor e da equipe. Após a exibição do filme, o público poderá assistir ao making of do curta.

Além das estreias, seguem em cartaz os filmes ShortbusOs Cinco Diabos Raquel 1:1. Dirigido por John Cameron Mitchel, Shortbus se tornou um clássico da produção independente. Agora remasterizada em 4K, melhorando a qualidade das imagens, a obra retrata uma terapeuta sexual, uma dominatrix e um casal gay com impasses no relacionamento.

Já Os Cinco Diabos, de Léa Mysius, conta a história de Vicky, uma garota solitária que tem um dom peculiar: com um olfato superpoderoso, ela consegue reproduzir em perfumes os cheiros das pessoas que conhece, transportando-se para o passado por meio dos odores. Quando sua tia retorna à família depois de muitos anos, a garota passa a descobrir segredos que vão perturbar a harmonia da casa.

De Mariana Bastos, o nacional Raquel 1:1 tem no centro de sua narrativa uma adolescente que experimenta um estranho despertar espiritual. Tratada como "herege" numa cidade do interior, ela passa a reescrever a Bíblia.

Na quarta-feira, 26, o curso de extensão Imagens do Futuro exibe Alphaville, de Jean-Luc Godard. A obra traz a história da população de uma cidade futurista dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos. Após a sessão, haverá debate com o professor do Departamento de Comunicação Social Fabio Camarneiro. A entrada é gratuita.

Confira a sinopse dos filmes em cartaz de 20 a 26 de abril:

Para'í, Vinicius Toro (Brasil, 2018, 81 min.)  Trailer
História de Pará, menina guarani que encontra por acaso um milho guarani tradicional, que nunca havia visto e, encantada com a beleza de suas sementes coloridas, busca cultivá-lo. A partir dessa busca ela começa a questionar seu lugar no mundo, quem ela é, por que fala português e não guarani, por que é diferente dos colegas da escola, por que seu pai vai à igreja Cristã, por que moram numa aldeia tão perto da cidade, por que seu povo luta por terra.

Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck (BRA, 2023, 20 min.)
Acompanhe Cabelo e Parreco, dois metaleiros em uma missão perigosa de fixar cartazes de um show de heavy metal. Quando profanam uma oferenda sagrada, são lançados em uma jornada cheia de ação, enfrentando as consequências de seus atos. Essa dupla vai descobrir que rock'n'roll e responsabilidade não são tão diferentes quanto parecem. 

Shortbus, de John Cameron Mitchell (Estados Unidos, 2006, 101 min) - Trailer legendado
Jovens de Nova York se desafiam emocionalmente e navegam nas interseções cômicas e trágicas entre amor e sexo, dentro e ao redor de um moderno clube subterrâneo. Uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominatrix que não consegue se conectar, um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento, e as pessoas que entram e saem de suas vidas. Todos convergem em um encontro semanal chamado Shortbus: um ambiente louco de arte, música, política e carnalidade polissexual.

Os Cinco Diabos (foto), de Léa Mysius (França, 2022, 95 min) - Trailer legendado
Vicky, uma garotinha estranha e solitária, tem um dom mágico: pode reproduzir qualquer perfume de que goste, e os guarda em frascos cuidadosamente identificados. Ela capturou o  perfume de Joanne, sua mãe, por quem nutre um amor selvagem e excessivo. Quando a irmã de seu pai, Julia, aparece em suas vidas, Vicky reproduz seu cheiro, sendo transportada para memórias sombrias e antigas, que a levam a descobrir os segredos de sua aldeia, sua família e sua própria existência.

Raquel 1:1, de Mariana Bastos (Brasil, 2022, 90 min) - Trailer
Raquel, uma adolescente religiosa, se muda com o pai para uma pequena cidade no interior do Brasil para começar uma nova vida. Ela faz amizade rapidamente com um grupo de meninas evangélicas de uma igreja local e se aprofunda em sua espiritualidade e na dor de seus traumas. Durante seus primeiros dias na nova cidade, ela também experimenta um misterioso despertar espiritual, no qual recebe uma importante e controversa missão envolvendo a reescrita da Bíblia. Com apoio de alguns e ressentimento de outros, Raquel se esforça para encontrar equilíbrio dentro de uma perturbadora espiral de fé, razão e loucura.

Alphaville, de Jean-Luc Godard (França, 1965, 99 min.) Trailer 
A cidade de Alphaville é comandada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos em seus habitantes. Lemmy Caution (Eddie Constantine) é um agente enviado ao local, com a missão de encontrar o professor von Braun, criador de Alpha 60. Seu objetivo é convencê-lo a destruir a máquina. No percurso, Natacha (Anna Karina), a filha do professor, lhe ajuda como guia.


Veja os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

 


Texto: Leandro Reis
Edição: Thereza Marinho