Livro analisa bolsonarismo no Brasil. Lançamento acontece nesta quarta, 12

11/07/2023 - 18:26  •  Atualizado 12/07/2023 18:25
Compartilhe

O Departamento de Geografia da Ufes, juntamente com o Laboratório de Estudos Urbano-regionais, das Paisagens e dos Territórios (Laburp), recebem nesta quarta-feira, 12, o geógrafo e professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Bruno Malheiro, para o lançamento de seu livro Geografias do Bolsonarismo: entre a expansão das commodities, do negacionismo e da fé evangélica no Brasil. O lançamento será realizado às 18 horas, no Prédio Bárbara Weinberg (Centro de Ciências Humanas e Naturais, campus de Goiabeiras), na sala 103. A entrada é aberta ao público. 

A obra busca fazer um mapeamento dos núcleos geográficos que serviram como base para a difusão do bolsonarismo no território brasileiro, e traz uma análise detalhada, à base de dados e de fenômenos políticos e sociais que contribuíram para a ascensão desse sistema.

O autor analisa os dois turnos das eleições de 2022 e expõe as porcentagens de votos em todos os estados dos dois principais candidatos à presidência: Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva.

“Eu abordo o bolsonarismo como uma espécie de afeto político. É um articulador de sujeitos que estavam dispersos, mas que sempre existiram. E foi analisando isso que eu articulei sobre as três geografias do Brasil: a Geografia das Commodities, a Geografia do Negacionismo e a Geografia da Instrumentalização das Igrejas Evangélicas. Nesse livro eu faço uma relação direta do caminho que as commodities percorrem no Brasil com a política, analiso como o negacionismo ampliou as mortes por covid na pandemia e também faço uma relação do negacionismo com a teologia da prosperidade”, explica o autor. 

Segundo Malheiro, houve a preocupação de utilizar no livro uma linguagem simples, para que ele possa alcançar o maior número de pessoas possível. A obra está disponível em formato digital na Amazon e também estará à venda no local do lançamento pelo valor de R$ 30.

O lançamento de Geografias do Bolsonarismo é nacional e é realizado pela editora Amazônia Latitude Press. 

 


Texto: Caroline Reis (bolsista em projeto de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho