SC: Jornada de Iniciação Científica apresenta pesquisas desenvolvidas pelos estudantes

18/10/2023 - 18:24  •  Atualizado 19/10/2023 16:54

O terceiro dia de programação da Semana do Conhecimento (SC) 2023 marcou o início da XXXIII Jornada de Iniciação Científica, Inovação e Pós-Graduação, evento em que estudantes dos cursos de graduação dos campi de Goiabeiras e Maruípe têm a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa para a sociedade. O evento acontece até esta quinta-feira, 19, no campus de Goiabeiras, no estacionamento ao lado do prédio da Reitoria da Ufes. Confira a programação das apresentações

O chefe da Divisão de Iniciação Científica e coordenador da Jornada, Antônio Rocha Neto, explica que a Iniciação Científica ajuda no amadurecimento profissional do estudante. “Na medida que a Ufes promove esses eventos e o aluno vê que tem vocação, ele já se torna um pesquisador. Ele enxerga com perspectiva a possibilidade de fazer uma pós-graduação, pois viu que produziu e fez um trabalho de Iniciação Científica. Ou seja, há horizontes vastos para os alunos”, destaca.

Para a estudante de Medicina Maria Luiza Mageste Rosa, que está apresentando um trabalho na Jornada de IC pela terceira vez, é gratificante mostrar o que foi desenvolvido durante o ano. Além disso, ela diz que a pesquisa é uma grande experiência de aprendizado. “Muita coisa não é ensinada dentro da sala de aula, mas conseguimos aprender por conta do projeto”, afirma.

A professora do Departamento de Odontologia, Claudia Batitucci, acredita que o estudante cria uma autonomia durante o processo de pesquisa. “O aluno tem todo um trabalho a desenvolver, tem que ler bastante os estudos, colher os dados e as informações. Caso tenha interesse em uma pós-graduação, ele já vai se preparado para essa pós ou mesmo para a área acadêmica de ensino”, diz.

A Semana do Conhecimento começou nesta segunda-feira, 16, e vai até sábado, nos campi de Goiabeiras e Maruípe. No campus de São Mateus, o evento acontece entre os dias 24 a 26 de outubro. Já no campus de Alegre, a Semana será realizada de 6 a 10 de novembro.

Para acompanhar a movimentação da Semana do Conhecimento, acesse o perfil @ufesoficial no Instagram.

Texto e fotos: Hannabella Queiroz (bolsista em projeto de Comunicação)