A paisagem das cidades a partir da arte e da arquitetura em regiões de orla ribeirinha e marítima será o tema principal do I Simpósio Paisagens Ribeirinhas - ES: interfaces entre arte e arquitetura, que acontecerá nos dias 9 e 10 de abril no Auditório do Cemuni IV (campus de Goiabeiras). O evento é organizado pelos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (NAU) e Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (Leena) e contará com palestras e debates dos quais participarão artistas e professores da Ufes e de outras instituições nacionais e internacionais.
A conferência é resultado dos trabalhos produzidos pelos pesquisadores do NAU e do Leena, que estudam as relações estéticas e urbanísticas e o desenvolvimento da arte e da cidade no contexto capixaba contemporâneo. O objetivo dos pesquisadores é compreender como os índices de ocupação humana impactam e transformam as paisagens, pelo prisma da arte pública e da arquitetura.
“O encontro dá visibilidade às pesquisas em andamento e oferece ao público em geral reflexões sobre o ecossistema urbano em torno da relação com a água”, pontua o professor do Departamento de Artes Visuais (DAV) e coordenador do Leena Aparecido José Cirilo.
Os interessados em participar podem se inscrever neste link. Haverá emissão de certificado de participação.
Programação
Às 13 hores do dia 9, haverá o credenciamento e a recepção dos participantes, seguida da conferência de abertura Horizontes líquidos: arte pública e transformação cultural das margens costeiras, tendo o professor Cirilo como debatedor. A partir das 15h40, pesquisadores do Leena apresentarão seus trabalhos sob a temática Paisagens Costeiras, tendo como mediadora a professora do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) Júlia Mello.
No dia 10, o simpósio começa às 9 horas com a palestra Dimensões da Água. Na sequência, a professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e coordenadora do NAU, Martha Campos, será a mediadora das comunicações, que vão tratar de Espaços e Paisagens Urbanas. “Além de discutir sobre a paisagem da cidade a partir da arte e da arquitetura em regiões de orlas ribeirinhas e marítimas, o evento fortalece trocas de saberes e experiências entre pesquisadores dos laboratórios e núcleos de pesquisa da Ufes”, avalia ela.
Na parte da tarde, o professor Cirilo discutirá sobre o tema Arte e paisagem no âmbito geográfico e a professora do DAU Eneida Mendonça será a mediadora das apresentações que versarão sobre os Desafios das paisagens ribeirinhas. Nos dois dias, as atividades estão previstas para terminar às 17h30.
O simpósio é realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail leenapesquisa1@gmail.com.