Ufes adere ao programa nacional Agenda Ambiental na Administração Pública

24/05/2024 - 16:09  •  Atualizado 27/05/2024 18:34
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Imagem do certificado de adesão da Ufes ao programa A3P, assinado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva

A Ufes recebeu nesta semana o certificado de adesão formal ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A iniciativa do Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima tem como objetivo estimular os órgãos públicos brasileiros a realizarem práticas de sustentabilidade. A participação no programa demonstra a preocupação da Universidade em obter eficiência na atividade pública, ao mesmo tempo em que promove a preservação do meio ambiente.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Cristina Engel, comemora a adesão e ressalta que esse passo faz parte de uma das missões da Administração Central, enfatizando a importância de que os conceitos de sustentabilidade façam parte de todas as suas ações.

“A certificação de adesão é como se estivéssemos sendo aceitos no clube. Estamos aceitos. A partir daí, elaboramos os planos e programas. Para cada ação que a gente propõe, temos que ter junto também um indicador que vá acompanhando a evolução dela”, explica.

Ainda de acordo com Engel, o A3P está sendo desenvolvido junto ao Plano de Logística Sustentável da Ufes. “Ele é uma ação que, na verdade, é obrigatória. Ele prevê que uma série de medidas adotadas dentro da Universidade tenham que ter esse cuidado com os aspectos ambiental, social e econômico inerentes à sustentabilidade”, explica.

Segundo a pró-reitora, essas ações vão desde promover compras mais sustentáveis à capacitação de gestores e do corpo técnico da instituição. Uma das mais visíveis à comunidade acadêmica é a instalação de placas fotovoltaicas em prédios localizados nos campi.

Foto aérea do campus de Goiabeiras, mostrando as placas fotovoltaicas instaladas nos prédios do campus

“A A3P é uma política de sustentabilidade que envolve várias ações e programas. Desde a coisa mais básica, como tomar cuidado com resíduos produzidos, até as coisas mais complexas, que são, por exemplo, o desejo de maior eficiência energética em todas as edificações”, garante Engel.

Ampliação

Embora as orientações para a construção do Plano de Logística Sustentável prevejam a estruturação em seis eixos temáticos, a Ufes vai acrescentar um eixo adicional contemplando a Agenda Ambiental na Administração Pública. Trata-se da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

“Acreditamos que a sustentabilidade deva acontecer em todos esses níveis: nos processos de compra, no cuidado com os resíduos, com a água e a energia... mas, principalmente, tem que estar associada à qualidade de vida no ambiente de trabalho”, reforça Cristina Engel.

Ela ressalta, ainda, que este é um projeto que envolve representantes de todos os campi e diversos setores da Ufes. “De alguma forma, a Universidade toda está representada. Essa representatividade é justamente para que a gente tenha a visão dos vários setores, e não seja só uma ação da Reitoria ou da própria Proplan”, complementa.

Campanhas

Com a adesão ao programa, a Administração Central estipula um prazo para os anos de 2025/2026 para concluir algumas tarefas de planejamento e iniciar outras ações. Uma das que podem acontecer ainda neste ano é a realização de campanhas de conscientização de sustentabilidade com a comunidade acadêmica.

Logomarca do programa. Fundo verde com um círculo branco onde, dentro do círculo, há o desenho de uma mão com linhas verdes imitando os filamentos de uma folha de árvore. O nome do programa está escrito em branco.

Outro ponto levantado pela pró-reitora é que existem processos em andamento dentro da Ufes que já estão em sintonia com o A3P. “No campus de Goiabeiras, nós já temos um plano diretor que está em processo de revisão, mas que já considera como prioritária a manutenção de uma grande área de preservação ambiental”, aponta Cristina Engel, lembrando que nos outros campi também estão sendo elaborados planos diretores preocupados com a questão ambiental.

“Entre outros aspectos, também estamos preocupados em criar melhores condições de trabalho e bem-estar das pessoas, equipando os espaços, inclusive os externos, de forma a fazer com que elas se sintam bem”, complementa a pró-reitora, que dá como exemplo a intenção de fazer com que todas as edificações da Ufes sejam acessíveis para todos.

Para poder atender a todos esses processos, a Administração Central vai contar com o apoio do conhecimento produzido dentro da própria Universidade. “Percebemos que, no âmbito dos nossos professores, pesquisadores e dos técnicos, existe muito conhecimento aqui dentro que podemos aproveitar”, destaca Engel.

Ela destaca que, ao aproximar ideias sustentáveis da comunidade acadêmica, a intenção é que esse esforço tenha reflexo na imagem que a Ufes tem tanto junto à sociedade brasileira quanto internacional. “É extremamente importante poder dar esse cartão de visitas de que a Ufes tem um plano de sustentabilidade”, conclui a pró-reitora.

Categorias relacionadas