Processo Seletivo de Vagas Surgidas 2024 ofertará 1.450 vagas. Inscrições começam dia 4 de junho

29/05/2024 - 18:06  •  Atualizado 29/05/2024 18:23
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Card cinca onde está escrito Processo Seletivo de Vagas Surgidas em azul escuro

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou nesta quarta-feira, 29, o edital do Processo Seletivo de Vagas Surgidas (PSVS 2024). Ao todo, são 1.450 vagas disponíveis em cursos presenciais nos campi de Goiabeiras (650 vagas), São Mateus (511), Alegre (278) e Maruípe (11). A lista completa dos cursos com vagas disponíveis está no Anexo I do edital.

As inscrições são gratuitas e começam no dia 4 de junho, podendo ser feitas até o dia 30 de junho por meio da página do PSVS.

O PSVS tem o objetivo de preencher vagas surgidas em cursos de graduação presenciais da Ufes por meio das modalidades de ingresso Remoção, Reopção, Transferência Facultativa e Novo Curso. Candidatos que tenham concluído um curso superior de graduação e desejem ingressar na Ufes em outro de mesmo nível podem concorrer para um novo curso. A modalidade reopção é para estudantes de curso presencial da Ufes que querem mudar de habilitação (licenciatura/bacharelado) ou de curso. Quem quer mudar de turno ou de campus, mas continuar no mesmo curso, deve escolher a modalidade remoção. Já a transferência facultativa é para alunos que cursam nível superior em outras instituições de ensino, sejam públicas ou privadas, e querem migrar para a Ufes.

Neste ano, os candidatos serão classificados por ordem descrescente da nota geral obtida no processo seletivo, que será composta do somatório de pontos atribuídos a sete critérios de classificação, detalhados no edital. Não haverá aplicação de prova.

Matrícula

Os procedimentos de matrícula dos alunos classificados no PSVS 2024 serão realizados de maneira prioritariamente remota, sem a necessidade, neste momento, do comparecimento presencial para entrega de documentos físicos.

Contudo, informa o edital, “a realização da matrícula remota não isenta os aprovados no PSVS 2024, a qualquer tempo, para conferência de documentos enviados, esclarecimentos sobre eventuais inconsistências e/ou irregularidades apuradas na conferência dos documentos submetidos".

O ingresso dos estudantes será a partir do segundo semestre letivo deste ano (2024/2), conforme datas estabelecidas no calendário acadêmico da Ufes, disponível aqui.

Ainda segundo o edital, não serão aceitas inscrições para Transferência e Novo Curso para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo.

Todas as informações sobre o PSVS 2024 estão disponíveis neste link.

Categorias relacionadas