Mais de 40 projetos de inovação da Ufes estarão na ESX 2024

12/06/2024 - 17:16  •  Atualizado 12/06/2024 20:28
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Logomarca do evento

Mais de 40 projetos de inovação desenvolvidos na Ufes serão apresentados ao público durante o ESX 2024 - Espírito Santo Innovation Experience, evento que acontece de 14 a 16 de junho, na Praça do Papa, em Vitória. A Universidade vai marcar presença com um estande de 72 metros quadrados, que poderá ser visitado na sexta e no sábado, das 9 às 21 horas, e no domingo, das 9 às 20 horas.

Inicialmente estava prevista a exposição de 25 projetos, mas, devido à alta demanda de inscrições e à qualidade dos trabalhos, os horários foram divididos para que um maior número fosse contemplado. A seleção foi realizada pela Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/Ufes).

Entre os projetos expostos está o que apresenta réplicas dos monumentos capixabas modeladas e impressas em tecnologia 3D e kits paradidáticos destinados a cegos e alunos da educação básica; um jogo de memórias do museu das paneleiras; um sistema de monitoramento e previsão de curto prazo de vazão de rios; e um retardante de chama com base em celulose de casca de café e grafeno. Há ainda projetos de startups incubadas no Espaço Empreendedor da Universidade e mais dez projetos desenvolvidos no Laboratório de Telecomunicações da Ufes (LabTel), como robôs, softwares, protótipos e aplicativos.

Confira no arquivo anexado abaixo a programação no estande da Ufes. Clique aqui para conhecer a programação do evento.

Ambientes de Inovação

A Ufes também estará representada no evento, no estande do programa Ambientes Sociais de Inovação (ASI), fruto de um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação - LabTAR. Segundo a professora Miriam de Magdala, que coordena o trabalho, dois projetos estarão expostos no evento. Um deles é o Opine, destinado a jovens dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) no Estado, que passaram por formação em oficina presencial e em plataforma on-line e foram estimulados a buscar soluções para demandas dos seus territórios. O outro é o Eva, destinado a mulheres empreendedoras.

O ASI tem o propósito de transformar o cenário de desigualdade de acesso à criatividade, inovação e empreendedorismo no Espírito Santo, que exclui mulheres, jovens, não brancos e moradores de periferias. São parceiros da Ufes nesse programa a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), a Secretaria da Educação do Estado do Espírito Santo (Sedu), a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Estado do Espírito Santo (Secti), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (CPID), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e os CRJs.

Considerado o maior evento de inovação do estado, o ESX é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) e pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

Categorias relacionadas