Propaes lança edital para concessão de Auxílio-Alimentação Emergencial durante transição de contrato de mão de obra

24/06/2024 - 12:00  •  Atualizado 24/06/2024 12:35
Texto: Com informações da Propaes     Edição: Thereza Marinho
Cartaz de divulgação com fundo branco e, em amarelo, a inscrição Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assistência Estudantil (Propaes) lançou um edital de cadastro para concessão do Auxílio-Alimentação Emergencial. A medida visa subsidiar as despesas com alimentação e contribuir com a permanência universitária de estudantes durante o período de transição do contrato de mão de obra terceirizada dos Restaurantes Universitários (RUs), que pode chegar à semana do dia 15 de julho (semana de provas finais, segundo o calendário acadêmico), após o término do contrato atual (em 12 de julho), o que impossibilita o funcionamento dos RUs nesse período.

Podem se cadastrar para receber o auxílio estudantes de graduação presencial, com cadastro ativo no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes), e que estejam com matrícula regular em disciplinas. O prazo de inscrição vai até o dia 27 de junho e o resultado final será divulgado no dia 3 de julho.

O valor do Auxílio-Alimentação Emergencial será de R$ 20 por dia letivo em que as atividades de funcionamento do RU se mantiverem suspensas, e deixará de ser pago assim que o funcionamento do Restaurante for normalizado. A proposta é que o valor seja pago antecipadamente, de forma a garantir que o estudante acesse o valor para adquirir suas refeições. A solicitação deverá ser feita no Portal da Assistência Estudantil, na aba Solicitações > Solicitar Auxílio-Alimentação Emergencial > de 24 a 27/06.

Sobre o contrato

Os RUs são geridos pela Diretoria de Gestão dos Restaurantes (DGR) da Ufes, mas a execução das atividades operacionais relacionadas à produção dos alimentos é realizada por colaboradores terceirizados, que são vinculados à empresa terceirizada escolhida por meio de licitação.

O atual contrato se encerra no dia 12 de julho e poderia ser renovado, mas a empresa atual manifestou desinteresse em sua renovação. Assim, a partir da manifestação, a DGR iniciou o planejamento de nova licitação, cujo processo digital foi protocolado em 16 de janeiro e, após a fase de instrução processual, foi encaminhado para o setor responsável por licitações, onde segue para os trâmites finais.

Oito mil refeições

A Ufes possui cinco restaurantes: um em cada campus universitário e um na unidade de Jerônimo Monteiro. Em períodos de normalidade, são servidas cerca de oito mil refeições diariamente. O RU do campus de Goiabeiras é o maior deles, servindo cerca de 5.500 refeições por dia. A gestão dos serviços é realizada por servidores da Universidade, e a operação da produção por colaboradores de empresas terceirizadas.

O cardápio é planejado e elaborado mensalmente pela equipe de nutricionistas, também formada por servidores da Ufes, observando critérios como custo, armazenamento e recepção dos produtos. Os fornecedores são previamente selecionados, garantindo a qualidade dos gêneros utilizados. O atendimento aos usuários ocorre de segunda a sexta-feira.

Para os cerca de cinco mil estudantes assistidos pelo Proaes a refeição é gratuita. Para os demais estudantes a refeição custa R$ 5, e para os demais usuários o valor é R$ 9,50. Cada refeição custa em média R$ 14,61 (dados de abril de 2024) e o financiamento, em um exercício financeiro, é feito em parte (cerca de 30%) com recursos provenientes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Cerca de 10% é financiado pela arrecadação com a venda dos tickets e o restante (cerca de 60%) é financiado com recursos próprios da Ufes.

Categorias relacionadas