Idosos do grupo de dança sênior da Ufes se apresentarão no Circuito Brasileiro da modalidade

15/08/2024 - 13:09  •  Atualizado 15/08/2024 20:57
Texto: Com informações da Unapi/Ufes     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Logomarca do evento Circuito Brasileiro de Dança Sênior

Cerca de 21 idosos que participam do grupo de dança sênior da Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) da Ufes embarcam na próxima semana para participar do Circuito Brasileiro de Dança Sênior, a ser realizado entre os dias 25 e 29 de agosto, em Foz do Iguaçu (Paraná).

Cerca de 60 grupos de todo o Brasil participarão das atividades. Os idosos da Unapi, divididos em dois grupos, apresentarão as danças Bailarina Solo e Ganso na Água (grupo Dança Sênior Unapi/Ufes), e Glória (grupo Jandiras Capixabas).

O Jandiras Capixabas pratica zumba sênior e propõe atividades mais aeróbicas, destinadas a quem não apresenta nenhuma comorbidade. “A preparação está a todo vapor. Para participar desse evento nacional, o grupo se mobilizou para arrecadar recursos, além de usaram recursos próprios, para custear figurinos, transporte e hospedagem”, afirma Cláudia Paiva, uma das participantes da Unapi.

Saúde e bem-estar

O grupo de dança sênior, fundado em 2002 pela professora de Educação Física Inês Sonegheti, conta atualmente com 80 pessoas com idades entre 60 e 86 anos, que praticam essa modalidade de dança como estratégia de saúde e bem-estar. A ação é ofertada gratuitamente pelo Departamento de Serviço Social da Ufes, por meio do Unapi.

Segundo especialistas, dançar faz bem para o corpo e a alma. A prática eleva a capacidade cardiorrespiratória, auxilia na manutenção do peso e exercita a coordenação motora. Além disso, melhora o equilíbrio a flexibilidade, alonga e exercita os músculos e também estimula o convívio social e previne a depressão.

Para participar das atividades de dança sênior da Ufes, pessoas interessadas devem ir ao local onde acontecem as aulas – às segundas e quintas-feiras, das 8h30 às 10 horas, no Centro de Educação Física e Desportos. Mais informações podem ser encontradas nos perfis do grupo de dança sênior da Unapi e das Jandiras Capixabas no Instagram.

Categorias relacionadas