O reitor da Ufes, Eustaquio de Castro, e a vice-reitora, Sonia Lopes, deram início nesta quinta-feira, 15, às reuniões dos Planos de Desenvolvimento Setorial (PDS) dos setores da Universidade, que serão instrumentos balizadores das ações de cada unidade. O encontro aconteceu na Sala Multimídia Nazian Azevedo de Moraes, na Biblioteca Central, e contou com a presença de gestores de superintendências, secretarias, diretorias e institutos da Ufes.
O PDS está ligado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI 2021-2030), documento que orienta a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos da Universidade, alinhando o planejamento e as ações institucionais com os princípios de governança pública. Enquanto o PDI rege os objetivos da Ufes de forma ampla, o PDS define os objetivos específicos de cada setor.
“Quando temos estratégias bem definidas, o trabalho se torna mais efetivo e mais simples”, afirmou o reitor. “Vamos trabalhar em cima de processos e metas para todas as unidades. Quando colocamos [esses processos e metas] num documento, de forma oficial, além de fazermos um acompanhamento, conseguimos mostrar o que está sendo produzido e quão efetivo é o trabalho", complementou.
Coordenação
A construção do PDS será coordenada e assessorada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que atuará junto a cada unidade no planejamento das ações. Os setores, no entanto, serão responsáveis pela organização interna da construção e pela definição dos objetivos e das metas do PDS.
“Mais do que cumprir as metas, queremos usar esse instrumento para avançar e, se necessário, promover mudanças. O PDS ajuda a unificar a equipe e a enxergar o que somos e o que queremos ser”, disse a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Engel.
Para auxiliar os setores na construção do plano, a Proplan criou uma ferramenta chamada Planeja Ufes, que reúne vídeos didáticos sobre a metodologia do PDS, um guia para a elaboração do plano e demais materiais de apoio para as equipes. Segundo o diretor de Planejamento e Informações Institucionais, Silas Potin, o PDS servirá também para dar publicidade às atividades dos vários setores da Ufes.
“A partir do momento em que criamos um plano que pode ser executado e acompanhado, podemos melhorar a nossa divulgação de resultados, de entregas para a sociedade”, disse Potin.
Foto: Leandro Reis