Curso de Matemática Industrial do campus de São Mateus conquista nota máxima em avaliação do MEC

22/08/2024 - 16:34  •  Atualizado 22/08/2024 17:25
Texto: Sueli de Freitas     Edição: Thereza Marinho
Imagem ilustrativa com os dizeres Matemática Industrial da Ufes São Mateus é nota 5

O curso de Matemática Industrial ofertado pela Ufes no campus de São Mateus conquistou a nota máxima (nota 5) na avaliação realizada neste mês de agosto pela Comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Essa foi a segunda avaliação do curso, criado em 2013. Na primeira, em 2022, a nota havia sido 4. De lá para cá houve alterações no Projeto Pedagógico Curricular, com a introdução de disciplinas com temas transversais nas áreas ambiental e de povos tradicionais, que interferiram positivamente no resultado obtido este ano.

“Ficamos felizes com a nota 5. Mostra que o curso está bem preparado para colocar nossos alunos no mercado e na pós-graduação. Todos os nossos professores são doutores com projetos de pesquisas importantes em diversas áreas da matemática. E esse trabalho foi reconhecido pelo MEC”, afirma o coordenador do curso, Paulo Wander Barbosa.

A avaliação aconteceu entre os dias 14 e 16 de agosto. Os avaliadores conheceram, de forma on-line, toda a estrutura do curso, como salas de aula e dos professores, laboratórios, auditório e biblioteca, além de entrevistarem professores, técnicos administrativos e estudantes.

“Essa conquista se deve ao fato de que a coordenação do curso se apropriou do relatório de avaliação emitido pela Comissão em 2022, buscou o que estava apontado como fragilidades e envidou todos os esforços para resolvê-las e aprimorar as potencialidades apontadas. Essa iniciativa também envolve todos os docentes, estudantes e equipe multiprofissional do Centro e da Ufes, buscando sempre a qualidade do ensino ofertado”, afirma a secretária de Avaliações Institucionais da Ufes, Leila Massaroni.

Sobre o curso

O curso de Matemática Industrial atende a um público interessado em trabalhar com aplicações da matemática em vários setores da economia. A formação do profissional é centrada no estudo de técnicas avançadas aplicadas à solução de problemas reais. Essas técnicas são desenvolvidas em diversas áreas da matemática, como pesquisa operacional, otimização, análise matemática, análise numérica, matemática computacional, biomatemática, entre outras.

O processo de resolução de problemas envolve a modelagem matemática e a aplicação de métodos específicos, com foco tanto na qualidade das soluções quanto na eficiência do tempo necessário para obtê-las. “A importância desse profissional está sobretudo em sua habilidade de transformar problemas complexos e abstratos em modelos matemáticos que podem ser analisados e resolvidos computacionalmente, de maneira eficiente e precisa. Essa competência é essencial para a tomada de decisões em diversas áreas do conhecimento humano. Muitos dos nossos alunos também seguem carreira da matemática pura e a maioria ingressa em mestrados e doutorados em grandes universidades brasileiras” afirma Barbosa.

Categorias relacionadas