Galeria de Arte e Pesquisa promove roda de conversa com artistas sobre nova edição da exposição DAVisuais

28/08/2024 - 12:13  •  Atualizado 28/08/2024 13:18
Texto: Leandro Reis
Cartaz da roda de conversa com artistas na Galeria de Arte e Pesquisa

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) promove uma roda de conversa sobre a exposição DAVisuais 2024, nesta quinta-feira, 29, a partir das 10 horas. Com mediação da professora do Departamento de Artes Visuais Gilca Flores, os artistas Ana Follador, Carol Velasco, Isaque Mendes, João Coser e Mari Nascimento conversam com o público a respeito de seus processos criativos e ideias em torno dos trabalhos expostos na galeria. A entrada é gratuita.

Além dos artistas que participarão do encontro nesta quinta, a GAP receberá os demais autores da exposição nas próximas semanas para conversarem com o público. “Isso estimula a organização do pensamento e, no diálogo, novas questões são colocadas”, afirma a coordenadora da galeria, Cláudia França.

Aberta para visitação até o dia 27 de setembro, a mostra reúne obras de 20 alunas e alunos dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais e Design da Ufes, transitando entre pintura, fotografia e outras linguagens. Neste ano, a exposição tem como tema Identidade: um lugar para poder ser.

A mostra é parte do processo de formação dos estudantes e integra o calendário anual da GAP, dando-lhes a oportunidade de apresentar seus trabalhos para um público amplo, além de envolvê-los nas diversas etapas de preparação de uma exposição. Artistas em formação, os estudantes experimentam abordagens e poéticas dentro das atividades dos cursos do Centro de Artes, que podem dar frutos em exposições como o DAVisuais. Para França, as salas de aula e os laboratórios dos cursos são "espaços do erro e de uma certa errância”.

“Errar para que se perceba o desafio de um resultado com a intencionalidade de um determinado fazer. Errar, no sentido de transitar por diversos conteúdos e disciplinas, em busca da experiência”, explica. “Compreendo a Galeria Arte e Pesquisa como um grande laboratório em que estudantes aprendem, aplicam e praticam como propor, montar, dispor, formar, mediar, entre outras atividades. E isso é fundamental em sua práxis”.

Categorias relacionadas