Ufes começa a produzir nitrogênio líquido em laboratório para pesquisas científicas

28/08/2024 - 14:57  •  Atualizado 29/08/2024 11:16
Texto: Luiz Vital     Edição: Leandro Reis
Equipe da Ufes na inauguração do Laboratório Multiusuário de Criogenia

A Ufes iniciou as operações do Laboratório Multiusuário de Criogenia (LMCrio), localizado no campus de Goiabeiras, posicionando a Universidade como instituição pioneira no Espírito Santo em autossuficiência na produção de nitrogênio líquido, que é um insumo essencial para o desenvolvimento de pesquisas científicas em diferentes áreas do conhecimento. A consolidação do LMCrio é resultado de uma parceria multidisciplinar entre os centros de Ciências da Saúde (CCS) e Exatas (CCE), a Superintendência de Infraestrutura (SI), a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologia para Análise de Petróleo (LabPetro), e os programas de pós-graduação em Bioquímica, Biotecnologia e Química.

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, um dos pesquisadores que idealizaram o projeto, comemora: “A produção de nitrogênio líquido em nossa Universidade, em um sistema multiusuário, significa um avanço estratégico fundamental para que possamos atender às crescentes demandas de material e pesquisas criogênicas em diversas áreas”.

Segundo o reitor, a unidade foi projetada com tecnologia de ponta e equipamentos de elevada capacidade, garantindo o fornecimento contínuo e confiável de nitrogênio líquido. Castro participou ativamente de todas as fases de implantação do LMCrio.

Para o professor do Departamento de Ciências Fisiológicas Alexandre Santos, coordenador interino do LMCrio, o laboratório representa “um avanço significativo para o desenvolvimento da pesquisa na Ufes, que realizou investimentos importantes no projeto com recursos próprios, e vai atender a múltiplas áreas, como ciências da vida, saúde e exatas”.

Autossuficiência

Santos destaca a importância da autossuficiência da Universidade na produção de seu próprio nitrogênio líquido: “Isso garante a continuidade e a eficiência das pesquisas, diminuindo a dependência externa para obter o insumo. Dessa maneira, o recurso público investido em um laboratório com perfil multiusuário é otimizado, proporcionando maior eficiência”. O coordenador enfatiza que os parceiros e colaboradores científicos externos poderão usufruir dos resultados do LMCrio, ampliando o alcance e o impacto das pesquisas realizadas no Espírito Santo.

Idealizado em 2015, o LMCrio começa suas operações graças a uma ação coletiva que envolve diferentes setores da Universidade, segundo Santos. “O projeto é uma demonstração do compromisso da Ufes com a excelência e a inovação na pesquisa científica e tecnológica, o que contribui fortemente para o desenvolvimento do Espírito Santo”, observa.

“Estamos orgulhosos em oferecer esta infraestrutura de ponta, mas também estamos ansiosos para acompanhar os impactos positivos do LMCrio”, pondera. De acordo com o coordenador, o laboratório está aberto para desenvolver parcerias em diferentes áreas, considerando suas potencialidades para gerar resultados importantes em diversos setores da sociedade, como na saúde, agricultura, indústria e meio ambiente.

Mais informações sobre o LMCrio podem ser obtidas no site do laboratório ou por este e-mail.

Na foto, da esquerda para a direita, os professores Álvaro Neto e Cleocir Dalmaschio, do curso de Química; o técnico em Química Evaldo Pereira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda; o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o coordenador interino do LMCrio, Alexandre Santos; o diretor do CCE, Etereldes Júnior; e o superintendente de Infraestrutura, Alessandro Mattedi.

Categorias relacionadas