Maior vitrine de livros do País, Bienal de São Paulo tem sete obras produzidas pela Edufes

09/09/2024 - 16:26  •  Atualizado 09/09/2024 16:47
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Foto da estande onde estão expostos os livros da Edufes

A Editora da Ufes (Edufes) está participando da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece até domingo, 15, no Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo. A Edufes está presente no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu) com sete obras, frutos de projetos e pesquisas desenvolvidos na Ufes, ao lado de 33 editoras universitárias de todas as regiões do País.

As obras da Edufes expostas ao público são Latine Loqui - Curso Básico de Latim, volumes 1 e 2, de Leni Ribeiro Leite; A invenção do coronel: ensaio sobre as raízes do imaginário político brasileiro, de João Gualberto Vasconcellos; Africanidades e brasilidades: ensino, pesquisa e crítica, de Jurema Oliveira e Luís Eustáquio Soares; Morfologia vegetal, de Luciana Thomaz, Valquíria Dutra, Aline Chagas e Diego Iglesias; A luta das trabalhadoras rurais Sem Terra por soberania alimentar, de Claudilene Ramalho, Renata Moreira e Suiani Meira; Estradas de ferro: projeto, especificação e construção, de Rodrigo Rosa e Rômulo Castello Henriques Ribeiro.

Para o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, a Bienal de São Paulo é a maior vitrine de livros do Brasil, ou seja, uma ótima oportunidade para dar visibilidade para as obras produzidas pelos professores, estudantes e técnicos administrativos da Ufes.

“São milhares de pessoas andando pelos corredores, pelos estandes, folheando os livros, lendo, comprando, conhecendo uma diversidade incrível de títulos, de assuntos e de formas. Tem de tudo na Bienal, sempre tão gigantesca, lembra uma biblioteca de Babel. Nessa imensa biblioteca, a Edufes participa com nossos livros – livros da Ufes! –, que são exemplos das muitas pesquisas que aqui desenvolvemos”, afirma.

Maior evento literário da América Latina, a Bienal de São Paulo reúne mais de 700 autores em duas mil horas de programação cultural. Neste ano, a expectativa da Câmara Brasileira do Livro, realizadora do evento, é receber mais de 600 mil pessoas que circularão entre os 3,5 milhões de obras de 227 expositores. A 27ª edição homenageia a Colômbia, que levou 17 autores para os nove dias de programação.

Categorias relacionadas