A Ufes volta a ser palco do maior festival de corais do Estado com a 22ª edição do CantarES - Encontro de Corais do Espírito Santo, que será realizado de sexta-feira, 20, a domingo, 22, no Teatro Universitário. Ao longo dos três dias de evento, o público poderá assistir a 19 apresentações, incluindo corais adultos, infantojuvenis e infantis. A entrada é gratuita, limitada à capacidade do teatro.
Os corais adultos se apresentam na sexta e no sábado, sempre a partir das 18 horas. No domingo, o teatro abre as portas às 10 horas para os grupos infantis e infantojuvenis. Regido pelo maestro-titular, Cláudio Modesto, e pelo maestro-adjunto, Jean Molinari, o Coral da Ufes fecha a segunda noite do evento, reunindo integrantes iniciantes e avançados em um repertório com obras de Alceu Valença, Milton Nascimento, Gabriel Fauré, entre outros compositores. Veja abaixo a ordem das apresentações.
Com apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, que coordena as atividades do coral da Universidade, o evento movimenta o campus e é uma oportunidade para o público assistir gratuitamente um “panorama da prática coral no Espírito Santo”, segundo o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges. “Será um potente diálogo musical, que também contribui para a qualificação do Coral da Ufes", diz.
Intercâmbio
Nesta edição, além de grupos capixabas, o CantarES recebe o Coral do Instituto Federal Fluminense (IFF), do Rio de Janeiro. Desde o ano passado, quando o festival voltou a ser realizado após três anos, a intenção era aprofundar o intercâmbio com outros estados. Para o maestro Jean Molinari, a vinda de um coro de fora do Espírito Santo agrega mais diversidade ao evento.
“Essa troca de experiências nos permite observar técnicas diferentes de regência, sonoridade, presença de palco, repertório. E cada coro traz a cultura do seu Estado. O Brasil é um país multifacetado, então nós acabamos saindo da nossa bolha e tendo uma visão mais plural da nossa identidade”, afirma ele.
Evolução
A equipe que subirá ao palco para representar o Coral da Ufes é composta por coralistas mais experientes, vindos de outras temporadas no coro, e novos integrantes, que passaram por audições mais recentes. A rotatividade do grupo, marca de um coral amador “de apaixonados pela música”, não impediu que os membros evoluíssem, elevando o nível do repertório, diz Molinari.
“Estamos conseguindo levar o grupo tecnicamente e artisticamente adiante. Isso se deve também à presença dos veteranos no coral, porque eles conseguem apoiar os novatos”, afirma. Alguns dos novatos, inclusive, já passaram na “prova” para compor o grupo dos avançados. “Eles gravaram Lata D’água (Luiz Antônio e Jota Jr.) sozinhos e me enviaram. Um dos requisitos para entrar no grupo dos avançados é a autonomia de estudo”, diz Molinari.
A evolução levou o coral recentemente aos palcos do Sesc Glória e do Sesi, acompanhados por orquestras do Estado em concertos especiais. Outras apresentações já estão marcadas até o fim do ano, como no dia 4 de dezembro, ao lado do Coro Sinfônico e da Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). A mais próxima é a performance desta quinta-feira, 19, a partir das 18 horas, no auditório do CCJE, durante o XIV Seminário Nacional de Formação de Professores da Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais). “Um esquenta” para o Cantares, segundo o maestro.
Veja a ordem das apresentações na 22ª edição do CantarES:
Sexta-feira, dia 20
Coro Plena Voz
Coro Jovem Vale Música
Coro Juvenil Vale Música
Coral Viva Você
Coral IFF - Guarus
Coral da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo
Sábado, dia 21
Vox Victoria
Coral Arcellor Mittal
Opus Liberi
Coral São Francisco
Coral INSS/Coral da Amizade
Coral Unimed Vitória
Coral Renov'Art
Coral da Ufes
Domingo, 22
Coral da Criarte
Coral da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro
Coro Infantojuvenil Vale Música
Algazarra Coral/Coral Martinho Lutero Galati
Coral Infantil Fafi
Coro Jovem Música na Rede