Sucesso no Festival de Cannes, filme Motel Destino estreia nesta segunda-feira, 23, no Cine Metrópolis

23/09/2024 - 12:08  •  Atualizado 23/09/2024 12:49
Texto: Leandro Reis
Fábio Assunção em cena do filme Motel Destino

Aclamado no Festival de Cannes deste ano, o filme Motel Destino chega ao Cine Metrópolis nesta segunda-feira, 23. O longa dirigido por Karim Aïnouz concorreu à Palma de Ouro no festival na França e agora promete arrebatar o público a partir das 14h30, quando estreia na tela do Metrópolis. Outra estreia desta semana é Sofia Foi, que teve sessão especial de pré-estreia na Ufes com o diretor Pedro Geraldo e a atriz Sofia Tomic.

Diretor de sucessos como Madame Satã e A Praia do Futuro, Karim Aïnouz constroi uma história repleta de suspense e misticismo. Na trama, Heraldo (Fábio Assunção), um homem jurado de morte pela gangue da qual fazia parte, se esconde em um motel decadente no Ceará. Aos poucos, ele se aproxima dos proprietários e acaba se envolvendo em um triângulo amoroso que pode transformar sua vida.

Motel Destino é o primeiro longa de uma trilogia de Karim Aïnouz. O diretor planeja lançar em breve Trevo de Quatro Navalhas, um faroeste ambientado no Nordeste, e Lana Jaguaribe, que acompanhará o universo de matadores de aluguel.

Sofia Foi

Primeiro longa-metragem de ficção de Pedro Geraldo, Sofia Foi mostra a protagonista vagando pela Universidade de São Paulo após ser despejada do apartamento em que vivia (confira abaixo a sinopse). O filme recebeu o prêmio de Melhor Primeiro Filme no Festival Internacional de Marselha, na França, em 2023.

Segue em cartaz o documentário Black Rio! Black Power, de Emílio Domingos, que reflete sobre a história do movimento Black Rio, pilar importante na afirmação do orgulho negro no Brasil.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 23 a 25 de setembro:

Motel Destino, de Karim Aïnouz (Brasil/Alemanha/França, 2024)

Heraldo, fugindo da gangue da qual fazia parte, se refugia no Motel Destino. Ele se aproxima dos proprietários Elias e, principalmente, de Dayana, com quem começa a se envolver perigosamente.

Sofia Foi, de Pedro Geraldo (Brasil, 2023)

Sofia, forçada a sair do apartamento em que vivia, fica à deriva nos espaços da Universidade de São Paulo. Sem ter para onde voltar, ela passa por encontros e memórias nesse dia determinante em sua vida. A deambulação da personagem é marcada por estranhos encontros e por assombros de um passado de dias felizes.

Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos (Brasil, 2023)

Os bailes de soul music, que deram origem ao movimento Black Rio, eram espaços de afirmação e resistência política do jovem negro do Rio de Janeiro nos anos 1970. A partir das trajetórias de Dom Filó e da equipe de som Soul Grand Prix, o filme apresenta a importância da cena musical na luta por justiça racial durante a ditadura militar brasileira, sua influência no hip hop e no funk, e o impacto nas novas gerações do orgulho negro e da valorização estética difundidos há décadas.

Confira os horários das sessões no site do Cine Metrópolis.

Categorias relacionadas