Programa de Pós-Graduação em Educação recebe inscrições para mestrado e doutorado a partir desta quinta-feira, 3

01/10/2024 - 18:47  •  Atualizado 02/10/2024 14:30
Texto: Nábila Corrêa     Edição: Leandro Reis
Cartaz escrito vagas abertas

A partir desta quinta-feira, 3, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) receberá inscrições para seleções que ofertarão 78 vagas no total. Para o curso de mestrado, haverá 38 vagas para estudantes finalistas e egressos de cursos de licenciatura plena e de cursos das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas. Profissionais com outras graduações poderão se candidatar, desde que exerçam o magistério em uma instituição de ensino superior há pelo menos um ano. Já para o curso de doutorado, a oferta será de 40 vagas para os candidatos que já possuem curso de mestrado (acadêmico ou profissional) e para estudantes concluintes desses cursos.

Os interessados poderão se candidatar até 18 de outubro, pelas páginas de acompanhamento das seleções. Será cobrada taxa de R$ 150, sendo possível solicitar a isenção nos casos definidos no edital, no prazo de 3 a 6 de outubro. Veja os editais completos nos anexos ao final da matéria.

As vagas serão distribuídas pelas seguintes linhas de pesquisa: Educação Especial e Processos Inclusivos (11 vagas para mestrado e dez para doutorado); Educação, Formação Humana e Políticas Públicas (nove vagas para mestrado e oito para doutorado);  Educação e Linguagens (nove vagas para mestrado e 11 para doutorado); e Docência, Currículo e Processos Culturais (nove vagas para mestrado e 11 para doutorado).

Serão disponibilizadas 35% das vagas para ações afirmativas: 25% para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI), 5% para pessoas com deficiência (PcD) e 5% para transexuais e travestis. O percentual de reserva será aplicado ao total de vagas ofertadas em cada edital, distribuído proporcionalmente de acordo com a oferta das linhas de pesquisa.

Categorias relacionadas