Abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Virtual em Rede com 10 mil vagas

06/05/2021 - 18:11  •  Atualizado 11/05/2021 11:29

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou nesta quinta-feira, 6, o edital do Programa de Mobilidade Virtual em Rede (Promover), do qual fazem parte 12 universidades federais, dentre elas a Ufes. Os estudantes dessas instituições que desejarem cursar disciplinas na rede parceira têm até 12 de maio para fazer a inscrição, preenchendo o formulário eletrônico disponibilizado no edital.

Clique aqui para acessar o tutorial sobre a inscrição. No arquivo anexado abaixo, veja respostas para as principais dúvidas sobre o programa.

São cerca de 10 mil vagas em, aproximadamente, duas mil disciplinas ofertadas pelas seguintes instituições: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Cada estudante pode se inscrever em até três disciplinas, podendo ser em uma ou mais instituições diferentes da que estuda. O resultado preliminar sai até 18 de maio, e a publicação da lista dos alunos matriculados por disciplina será divulgada a partir de 24 de maio. Em caso de mais candidatos do que vagas em alguma disciplina, a classificação será em ordem decrescente de percentual de integralização do curso ou, se houver empate, maior idade.

As disciplinas seguem períodos letivos distintos, de acordo com o calendário da universidade que está fazendo a oferta. Por isso, os discentes devem ficar atentos às datas.

O edital ressalta que o programa Promover não cria vínculo entre o estudante e a instituição de ensino de destino, pois a relação é apenas temporária. Cabe ao aluno conversar com o coordenador do seu curso sobre as disciplinas que irá cursar em outra universidade, pois o aproveitamento também não é automático.

Semente de integração

Na sessão do Conselho Pleno da Andifes, na qual foi realizado o lançamento do edital do Promover, o presidente da Associação e reitor da UFG, Edward Madureira, afirmou: “Estamos lançando aqui, hoje, a semente da integração definitiva das nossas universidades. A consolidação de fato de uma rede de universidades federais com alcance em todo o país será implementada com velocidade maior a partir dessa experiência”. Ele lembrou do projeto piloto envolvendo quatro universidades que é a base para o programa.

Segundo Madureira, três grupos de trabalho estão auxiliando o Comitê de Implantação do Promover: um deles atua na área de tecnologia da informação e está desenvolvendo uma plataforma para o programa; outro trata dos aspectos pedagógicos e o último lida com a comunicação. A expectativa é que, para o próximo semestre, o número de universidades participantes aumente ainda mais.

Cooperação em rede

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, participou da sessão destacando a experiência exitosa do projeto piloto e a expectativa positiva de que a cooperação em rede se consolide como ação permanente, abrindo novas possibilidades aos estudantes. Ele informou que a Ufes, nesta primeira experiência, vai contribuir com o programa oferecendo 676 vagas em 115 disciplinas de 18 cursos.

Serviço

Para contato sobre as disciplinas do Promover-Andifes, utilize o email da instituição de destino

● Universidade Federal de Goiás (UFG): promover.ifes@ufg.br

● Universidade Federal do Maranhão (UFMA): promover.ifes@ufma.br