Ações de extensão são premiadas durante Jornada de Extensão e Cultura

19/10/2023 - 17:22  •  Atualizado 20/10/2023 17:40

Em cerimônia realizada no Cine Metrópolis nesta quinta-feira, 19, três projetos de extensão vinculados aos campi de Goiabeiras e Maruípe receberam o Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. Concedida às ações consideradas relevantes e com grande impacto nas comunidades onde  estão inseridas, a premiação busca valorizar professores, técnicos administrativos e estudantes que atuam em ações de extensão, além de incentivar a produção de novos programas e projetos extensionistas.

O primeiro lugar geral, dentre as 27 ações de extensão de todos os campi classificadas para a final, foi para o projeto Amamenta, coordenado pela professora do Departamento de Enfermagem Cândida Primo (na foto, as representantes do projeto com pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto).

Já o vencedor entre os projetos finalistas do campus de Goiabeiras foi o programa de extensão Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi), coordenados pela professora do Departamento de Serviço Social Cenira de Oliveira e pela assistente social da Ufes Monique Cordeiro. A abertura da cerimônia contou com uma apresentação do grupo Dança Sênior, uma das diversas ações promovidas pelo programa e composto por dançarinas que têm entre 60 e 80 anos de idade (foto abaixo).

Dentre os programas que representavam o campus de Maruípe, o projeto Uso da impressora 3D como recurso para produção de dispositivos de tecnologia assistiva - próteses, órteses e adaptações - na atuação da terapia ocupacional (Tato I3D) foi o vencedor (foto com a Marlene). A coordenadora é a professora do Departamento de Terapia Ocupacional Mariana Midori.

Seleção

Servidores vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/Ufes) e representantes da Central das Comunidades; do Grupo de Trabalho de Educação; e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) definiram os contemplados, que receberam notebooks e investimentos de R$ 3 mil.

A entrega do Prêmio Maria Filina, que integra a XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura reuniu o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto, gestores, professores, servidores técnico-administrativos, estudantes e membros da comunidade externa.

Outras duas ações de extensão premiadas nos campi de São Mateus e Alegre serão conhecidas em eventos a serem realizados nos dias 25 de outubro e 6 de novembro, respectivamente.

Recorde

Atualmente, a Ufes tem mais de 800 ações de extensão cadastradas no portal de projetos da Proex. Em sua décima edição, o Prêmio Maria Filina teve recorde de inscritos: 191 projetos, programas e atividades de ensino, pesquisa e extensão de várias áreas do conhecimento, e que desenvolveram suas atividades entre julho de 2022 e agosto deste ano, participaram da seleção deste ano.

Para Rodrigues Neto, o Prêmio é uma forma de valorizar o extensionista, seja ele professor, técnico-administrativo ou estudante: “É também uma oportunidade de mostrar a qualidade e a importância das ações extensionistas para as comunidades interna e externa”.

Segundo a professora Janaína Antunes, presidente da comissão organizadora do evento, a cerimônia significa mais do que a concessão de prêmios: “O Prêmio Maria Filina foi pensado como um momento de festa, que busca reconhecer e divulgar a importância da extensão, que devolve à sociedade, em forma de ações, o conhecimento que é fomentado pela Universidade”.

Maria Filina

Maria Filina Salles de Sá Miranda foi a primeira pró-reitora de extensão da Ufes, cargo que ocupou por longo período, desde o início dos anos 1980. Criado em 2012, o Prêmio de Mérito Extensionista passou a homenagear a professora Maria Filina em 2014.

Texto e fotos: Adriana Damasceno