Campanha arrecada doações para compra de sutiãs para mulheres mastectomizadas

20/10/2021 - 15:58  •  Atualizado 21/10/2021 20:07

Estudantes de Medicina da Ufes promovem até o fim de outubro uma campanha para arrecadar recursos financeiros para a compra de sutiãs e próteses, que serão doados a pacientes em acompanhamento médico no serviço de Mastologia do ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam).

Atualmente, a unidade do hospital atende a mais de 100 pacientes por semana. Muitas dessas mulheres não dispõem de recursos financeiros para a compra de um sutiã especial, que deve ser utilizado após a cirurgia de mastectomia (procedimento cirúrgico para a retirada parcial ou total da mama).

“A campanha Chapola pela vida: outubro rosa vai contribuir com a recuperação da autoestima e, consequentemente, a superação de uma etapa de luta para essas mulheres. No ano passado, a campanha foi um sucesso. Conseguimos adquirir dezenas de próteses, sutiãs e lenços, ajudando muitas pacientes. Este ano queremos multiplicar ainda mais esse número, visando alcançar todas que precisam”, ressalta a estudante Daniela Cardozo, representante da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da Ufes (Chapola MedUfes), grupo que promove a iniciativa.

Daniela explica que a compra dos sutiãs e das próteses será realizada na Associação Viva Melhor, localizada em Santo André, na cidade de São Paulo. A entidade atende a pacientes diagnosticadas com câncer de mama e tem o objetivo de facilitar a reabilitação física, emocional e estética dessas pacientes. Para isso, desenvolveu um sutiã exclusivo com próteses que supre as necessidades específicas da mulher mastectomizada.

Pelo segundo ano consecutivo, a campanha Chapola pela vida: outubro rosa é realizada pela Associação Atlética Acadêmica de Medicina da Ufes em parceria com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes (Ligoes) e com o Diretório Acadêmico do curso de Medicina da Ufes (Damufes). A iniciativa faz parte das comemorações do Outubro Rosa – um movimento internacional de conscientização para o controle, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – e tem o apoio do projeto Quanto Antes Melhor, da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e do Hucam.

Como doar

A doação, de qualquer valor, deve ser realizada até o dia 31 de outubro por meio do aplicativo PicPay (@chapolapelavida) ou transferência via Pix (danielacardozolucas@gmail.com). As pessoas que doarem a partir de R$ 5 poderão participar de um sorteio. Outras informações sobre a Associação Atlética e sobre a campanha Chapola pela vida: outubro rosa estão disponíveis no Instagram @chapola.medufes.

Sobre a doença

O câncer de mama é o tipo de doença mais frequente nas mulheres e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno. Mulheres que não tiveram filhos ou os tiveram após os 35 anos, apresentem idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso ou tenham histórico familiar, pertencem ao grupo de risco para o desenvolvimento da doença, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2019, o Brasil registrou 18.068 mortes por câncer de mama.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

O Hucam oferece um atendimento especializado para doenças mamárias, principalmente o câncer de mama e outras patologias, como cistos, atrofia e nódulos. O tratamento é oferecido pelo Serviço de Mastologia e objetiva, ainda, o bem-estar dos pacientes, bem como o seu estado emocional, uma vez que a doença afeta o lado psicológico das mulheres, a sexualidade e a imagem pessoal. O serviço oferece, além, consultas, esclarecimentos sobre a doença, prevenção, diagnósticos, exames clínicos, ultrassonografia e cirurgias.

Texto: Jorge Medina
Foto: Atlética MedUfes, durante a campanha de 2020