Campus de São Mateus abre posto de testagem para a covid-19

A Divisão de Atenção à Saúde e Assistência Social (Dasas) do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus, iniciou nesta segunda-feira, 9, o atendimento à comunidade acadêmica para a realização do teste rápido de covid-19 (teste de antígeno). A testagem é realizada na sala 13 da Dasas, no prédio da Secretaria Única de Graduação (Sugrad), das 8 às 11 horas. Não é necessário agendamento prévio, o atendimento será por ordem de chegada.

A coleta é realizada por estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia, com a supervisão de professores. Os testes são fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde, que também realizou o treinamento dos servidores que trabalharão no posto.

A Dasas pede que os usuários levem o cartão do SUS ou o CPF para facilitar a identificação no sistema. Outra orientação é que as pessoas que apresentem sintomas gripais realizem a testagem na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, a fim de reduzir o deslocamento e uma eventual propagação do vírus.

Outros campi

Além do posto no campus de São Mateus, os campi da Ufes de Goiabeiras e de Alegre, no sul do estado, também contam com postos de testagem gratuita para a covid-19.

No campus de Goiabeiras o posto funciona nas dependências do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, também conhecido como antigo NTS, localizado atrás da quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória. O atendimento se estende não só à comunidade acadêmica, mas também à população em geral.

No local é realizado o teste rápido, sem a necessidade de avaliação médica prévia. O atendimento é das 7 às 16 horas, mediante agendamento on-line para a população em geral. Membros da comunidade interna da Ufes podem realizar o teste sem a necessidade de agendamento, com atendimento por ordem de chegada.

Para a população fazer o agendamento, o primeiro passo é cadastrar login e senha no site Acesso Cidadão, do Governo do Estado. Depois de entrar no site, na página Serviços Públicos, a pessoa interessada deve buscar Sesa/Agendamento Online de Serviços da Saúde e clicar em Acessar.

Já no campus da Ufes em Alegre, o posto de testagem para diagnóstico da covid-19 está localizado ao lado da Biblioteca. No local são realizados testes rápidos para detecção do SARS-CoV-2 e o atendimento é restrito a membros da comunidade acadêmica (estudantes e servidores técnicos e docentes) que não apresentam sintomas da doença.

O agendamento deve ser feito por meio do telefone (28) 3552-8926, ramal 8926, de segunda a quinta-feira, das 9 às 12 horas. A testagem é realizada no mesmo dia, entre 14 e 16 horas.

Pacientes que tiverem sintomas ou que não pertencerem à comunidade acadêmica devem procurar outras unidades para realizar o teste. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Alegre.

A manutenção de postos de testagem nos campi é mais uma iniciativa e colaboração da Universidade no combate à pandemia e também contribui para que a Ufes continue caminhando para o restabelecimento seguro de suas atividades presenciais.

Em todo o Espírito Santo, o teste para diagnóstico da covid-19 pode ser realizado em 885 pontos localizados nos municípios capixabas. A lista completa está disponível em www.vacinaeconfia.es.gov.br.   

 

Texto: Thereza Marinho
Foto: Raquel Portugal - Fiocruz Imagens

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 3 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.