Censo Estudantil para Ações Afirmativas entra em segunda fase de implementação

01/12/2022 - 17:20  •  Atualizado 02/12/2022 13:05

O Censo Estudantil para as Ações Afirmativas, organizado pela Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (DAAD/Proaeci), está em sua segunda fase de análises, após o recebimento das respostas ao primeiro questionário, disponibilizado aos estudantes de graduação entre agosto e setembro, via Portal do Aluno.

O censo foi realizado com o objetivo de levantar dados relativos ao perfil sociocultural da comunidade universitária, visando subsidiar a produção de indicadores que contribuam para o acompanhamento, a qualificação e o fomento estratégico de políticas afirmativas de acesso e permanência dos alunos.

Dos 17.028 alunos matriculados em disciplinas na primeira e na segunda etapas da matrícula do segundo semestre de 2022, foram recebidas 16.817 respostas ao questionário, correspondendo a 98,76% do total. “Acreditamos que foi um sucesso e, em nome da equipe da DAAD, quero agradecer a ampla participação dos estudantes de graduação”, diz a diretora de Ações Afirmativas e Diversidade Ana Cláudia Campos.

A partir das respostas coletadas, a Proaeci vai produzir dados ainda inexistentes relacionados a categorias que não são contempladas atualmente nos documentos e questionários da Ufes, além de integrar elementos que já existem e estão dispersos em diferentes setores. “As próximas etapas são organização e análise desses dados, com o objetivo de gerar indicadores importantes para que os gestores da Ufes elaborem os projetos estratégicos em ações afirmativas e diversidade no âmbito da Universidade”, conclui Campos.

As respostas do censo servirão de referência para a realização de estratégias de gestão previstas para o período de 2021 a 2030 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/Ufes).

Texto: Adriana Damasceno
Imagem: Freepik