COE-Ufes divulga primeiro boletim e recomenda a manutenção das atividades em formato remoto

14/01/2021 - 20:18  •  Atualizado 07/04/2021 14:08

O Comitê Operativo de Emergência para o Coronavírus da Ufes (COE-Ufes) divulgou nesta quinta-feira, 14, o primeiro Boletim Informativo COVID/Ufes, em atendimento à Resolução nº 56/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes. No documento, o COE-Ufes afirma que os dados disponíveis permitem concluir que a Ufes está ainda na Fase 2 do seu Plano de Contingência e recomenda que as atividades administrativas e acadêmicas sejam mantidas em formato remoto, com exceção daquelas previstas nas resoluções nos 37/2020 do Conselho Universitário e 56/2020 do Cepe.

O Boletim é previsto no item VII do artigo primeiro da Resolução nº 56/2020, que trata da oferta de disciplinas no segundo semestre letivo especial de 2020 nos cursos de graduação da Universidade Federal do Espírito Santo e o funcionamento do Centro de Educação Infantil Criarte. Ele tem periodicidade quinzenal.

No documento, o COE apresenta um resumo do panorama epidemiológico da COVID-19 no Espírito Santo com dados sobre a evolução de casos confirmados da doença, a evolução do número de óbitos, a projeção de novos casos e a taxa de transmissão da COVID-19 para o Espírito Santo. Traz ainda dados epidemiológicos da COVID-19 nos quatro municípios da Região Metropolitana de Vitória e nos municípios do norte e do sul do ES onde estão localizados os campi e unidades experimentais da Ufes.

Outro elemento destacado é o quantitativo de casos confirmados da COVID-19 por faixa etária, nos municípios onde estão localizados os campi da Universidade, indicando um maior número de ocorrências de contaminação na população mais jovem, compreendida na faixa etária mobilizada pela instituição.

“Mostramos indicadores que são determinantes para que tenhamos uma real noção de como está a evolução da COVID em nosso estado e como está a taxa da transmissão. Será a partir da análise desses dados, obtidos no Painel COVID ES do Governo do Espírito Santo e nos documentos expedidos pelo Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE) e pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que vamos elaborar nossa recomendação para o desenvolvimento das atividades na Ufes”, explica a coordenadora do COE-Ufes, Leila Massaroni.

Parecer e orientação

No Boletim, o COE apresenta a seguinte recomendação: “O COE considera que os dados epidemiológicos presentes nos registros e indicadores do Governo do Estado do Espírito Santo, reunidos neste Boletim, exigem estado de alerta e proteção, uma vez que é evidente o aumento de ocorrência de casos de contaminação e de óbitos, elevando o risco para toda a população. Destacam-se, ainda, as ocorrências de contaminação na população mais jovem, compreendida na faixa etária mobilizada pela Ufes”.

O parecer informa ainda que, “de acordo com os dados epidemiológicos, a atual classificação do mapa de gestão de risco do estado e as particularidades sociais e geográficas da Universidade Federal do Espírito Santo, o COE-Ufes considera, em 14 de janeiro de 2021, que estamos na Fase 2 do Plano de Contingência e recomenda que as atividades de ensino sejam mantidas de forma remota, com exceção apenas das previstas nas normas legais”.

Leila Massaroni ressalta que, “para avançarmos para a etapa do ensino híbrido, prevista na Fase 3, os indicadores epidemiológicos deverão ser reavaliados”.

O Boletim Informativo COVID Ufes está disponível para consulta no portal da Ufes (menu do lado direito) e no site https://coronavirus.ufes.br/.

Texto: Thereza Marinho