Com apresentações e oficinas, Ufes recebe festival de danças populares de 24 a 27/05

22/05/2023 - 15:35  •  Atualizado 25/05/2023 11:35

O campus de Goiabeiras será palco de uma série de apresentações de danças folclóricas e oficinas com a realização do 2º Festival Vix – Festival de Danças Populares de Vitória. Na quarta-feira, 24, será realizada uma cerimônia de pré-estreia do festival, às 19 horas, no Teatro Universitário, com boas-vindas da comissão organizadora aos grupos. De quinta-feira, 25, a sábado, 27, vinte grupos de cinco estados do país se apresentam em uma tenda cultural instalada no estacionamento ao lado do Teatro Universitário. A programação é gratuita.

Idealizado pelo Grupo Andora, o evento conta com outras 15 companhias capixabas de dança, além dos convidados Xique Xique (AL), Cia. Folclórica do Rio (RJ), Maria Bonita (CE) e Vitória Régia (MT). As apresentações abarcam danças afro-brasileiras, indígenas, latinas, nordestinas, alemãs, portuguesas, pomeranas, pantaneiras e de outras regiões do Espírito Santo e do Brasil.

A programação inclui ainda performances em espaços educativos e um encerramento na Concha Acústica do Parque Moscoso, no domingo, 28, com apresentação dos grupos participantes do festival. Também estão previstas performances na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, no dia 26; na Feira Livre de Orgânicos de Jardim Camburi, dia 27; e na Casa de Atendimento e Orientação às Crianças e Adolescentes (Projeto Caoca, no bairro Maria Ortiz), dia 27.

Para participar das oficinas (veja os temas abaixo), é necessário se inscrever por meio deste formulário. As atividades vão acontecer nas salas de dança do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), na sala de capoeira e na Tenda Cultural.

Veja abaixo a programação de apresentações na Ufes e das oficinas

Seleção

As atrações deste ano foram selecionadas por meio de inscrição on-line pelo Instagram do festival, segundo o produtor-executivo Anderson Ferreira. “Para chegar à seleção final, utilizamos critérios como ordem de inscrição, variedade regional e de repertório, currículo, portfólio artístico e o ineditismo dos grupos no festival”, comenta.

Além do público interno da Ufes e da comunidade ao redor, a Tenda Cultural receberá a presença de estudantes de escolas públicas municipais. “Estamos ampliando a participação das escolas na Tenda Cultural para cerca de 700 lugares e 12 escolas por turno”, afirma o produtor-executivo.

Ações formativas

Para a coordenadora de produção, Renata Marques, as ações formativas são essenciais para a preservação e difusão das danças folclóricas, e para a transmissão dessas tradições para as novas gerações.

“As oficinas possibilitam às pessoas experimentarem corporalmente sons e movimentos que contam diferentes histórias e se reconhecerem através delas. Vivenciar danças do extremo norte do Espírito Santo, do sul capixaba, da região das montanhas, além de outras regiões do país é reconhecer a diversidade que nos constitui”, observa.

O 2º Festival Vix – Festival de Danças Populares de Vitória conta com o apoio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e da Secretaria de Cultura da Ufes. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Mais informações no Instagram do festival.

Programação do festival no campus de Goiabeiras

Teatro Universitário

Quarta-feira, 24 de maio

19h - Boas-vindas da comissão organizadora aos grupos participantes do festival