Começa nesta quarta, 21, o II Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior

19/09/2022 - 18:33  •  Atualizado 21/09/2022 15:24

Nesta quarta-feira, 21, quando se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Ufes promove a primeira palestra do II Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior. O evento, organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), será realizado a partir das 9 horas, no Auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), em frente ao Planetário de Vitória, no campus de Goiabeiras.

Link para inscrição: https://forms.gle/XCW5RxnDzLEzSHrcA

A palestra, aberta ao público, abordará o tema Educação inclusiva e ensino superior: avanços e desafios, e será ministrada pelas professoras Denise Meyrelles de Jesus e Sonia Lopes Victor, ambas do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial (Neesp) do Centro de Educação da Ufes. O evento será aberto pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, professor Gustavo Forde.

De acordo com a coordenadora do Naufes, Déborah Nacari, a Ufes está construindo uma agenda de acessibilidade a partir deste seminário, que se estenderá até dezembro, quando se celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no dia 3. Segundo ela, a proposta é consolidar o Naufes como uma referência em questões de acessibilidade na Universidade, estabelecendo interlocução com a comunidade interna e atuação voltada para o suporte acadêmico. “Todas as ações buscam garantir a permanência na Ufes, com qualidade do ensino para o estudante com deficiência”, define.

Déborah Nacari observa que, com o objetivo de promover a inclusão acadêmica, a acessibilidade está assinalada como desafio institucional, sendo fator estratégico nos objetivos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes, para o período 2021 – 2030, bem como no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que é elemento estruturante do PDI.

Déborah lembra ainda que o Naufes coordena as ações do Plano de Ação de Acessibilidade Atitudinal, Arquitetônica, Metodológica, Programática, Instrumental, nos Transportes, nas Comunicações e Digital, sempre em parceria com as unidades acadêmicas e administrativas.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes