Divulgado o resultado final do edital do Programa de Iniciação Científica 2023/2024

25/08/2023 - 16:46  •  Atualizado 29/08/2023 17:04

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Ufes publicou nesta sexta-feira, 25, o resultado final do Programa Institucional de Iniciação Científica (Piic) 2023/2024. Ao todo, 846 bolsas serão concedidas a estudantes de graduação inseridos em projetos de iniciação científica.

A lista com os projetos contemplados está disponível no site da PRPPG. Possíveis recursos serão avaliados em reunião do Comitê Geral de Iniciação Científica, a ser realizada no dia 30 de agosto.

O número de bolsas é distribuído entre as oito áreas de conhecimento, conforme classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; Engenharias; Ciências Agrárias; e Ciências Biológicas. O programa terá início em 1º de setembro e as bolsas serão pagas a partir de outubro, referente ao mês de setembro.

Os recursos para o pagamento das bolsas são oriundos do CNPq (304 bolsas), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes - 232 bolsas), da Ufes (225), do Sebrae (60) e do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP - 25)

O diretor de Pesquisa da PRPPG, Fábio Partelli, lembra que as bolsas próprias da Ufes e do FAP dão prioridade a estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) ou que possuam renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capita.

Sobre o Piic

O Piic da Ufes é dividido em dois subprogramas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic). Ambos têm os mesmos objetivos e normas e se diferenciam porque no Pibic há pagamento de bolsas aos estudantes, e no Pivic não.

Para este ano, uma novidade foi a liberação para que professores que estivessem em licença pudessem participar do edital, mesmo em casos de afastamento superior a 90 dias. Também foi mantida a cláusula que beneficia as mães que tiveram bebês ou adotaram crianças. Para isso, foi criado um fator diferenciado no cálculo da produção acadêmica para quem comprovar licença-maternidade ou fase inicial de guarda ou adoção. Outra mudança foi o preenchimento, por parte do candidato a orientador, dos itens a serem pontuados no novo formulário para a submissão de propostas.

Nesta edição do Piic também foi permitida a realização de inscrições de subprojetos de pesquisa com e sem a indicação dos nomes dos estudantes que irão desenvolver a pesquisa.

“A iniciação científica visa fundamentalmente incentivar a carreira científica dos estudantes de graduação, preparando-os para a pós-graduação e para uma melhor atuação profissional. O programa de Iniciação Cientifica destaca-se por proporcionar melhor formação dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, produzir pesquisa, desenvolvimento e informação para a sociedade.”, destaca Partelli.

Texto: Thereza Marinho