Embaixadora e cônsul do Canadá visitam a Ufes para consolidar relações institucionais

24/03/2022 - 19:17  •  Atualizado 01/11/2022 09:20
Compartilhe

A Ufes recebeu nesta quinta-feira, 24, uma visita da embaixadora do Canadá, Jennifer May, e do cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro, David Verbiwski. Eles foram recebidos pelo vice-reitor no exercício na Reitoria, Roney Pignaton (na foto principal, à esquerda), e pela chefe da Divisão de Mobilidade para o Exterior da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Flávia Errera. Também participaram do encontro como convidados o ex-reitor Reinaldo Centoducate, a professora do Departamento de Contabilidade Patrícia Bortolon e o professor emérito da Ufes João Gualberto Vasconcellos.

O vice-reitor apresentou um panorama da Universidade, destacando o tripé ensino, pesquisa e extensão, o trabalho desenvolvido com os estudantes assistidos, a evolução dos programas de pós-graduação, assim como o bom desempenho nas avaliações dos cursos de graduação realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Ele também falou sobre pesquisas científicas, projetos de inovação tecnológica, patentes e cultivares registradas pela Ufes e os resultados alcançados pela instituição nos rankings internacionais na área de educação.

Os visitantes conheceram ainda o trabalho da SRI, em especial o programa de mobilidade, que recebeu estudantes canadenses e tem levado alunas e alunos da Ufes para universidades daquele país. A chefe de divisão da SRI destacou a parceria com a Universidade UQTR, por meio da qual a estudante Adrianne Moreira, do curso de Engenharia Civil, recebeu prêmio de melhor pesquisa pela cátedra da Aeronáutica. Também relatou a experiência da estudante Yasmim Moreto, do curso de Biologia, que está no Canadá participando, com bolsa, de projeto premiado pelo Programa Mitacs Globalink. Ainda há pós-graduandos contemplados com bolsas do Programa Jovens Líderes das Américas (ELAP), com destaque para a pesquisa da estudante Eliane Quintiliano, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, na Universidade HEC Montreal.

Realidade pós-pandemia

Jennifer May afirmou que o objetivo da visita foi consolidar as relações entre o Canadá e as instituições capixabas. “Essa visita é muito importante para mim e para Verbiwski, que é o responsável pelas relações com o Espírito Santo; é um ponto de contato com a Universidade. Queremos fortalecer os laços entre o Canadá e o Espírito Santo e suas instituições. E precisamos entender a realidade de cada local no pós-pandemia”, afirmou a embaixadora, que também teve reuniões com o Governo do Estado e alguns prefeitos. Ela destacou que foi muito gratificante ver que na Ufes há uma equipe “com uma perspectiva muito internacional, olhando para o exterior”.

O cônsul David Verbiwski, responsável pelas relações do Canadá com os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, afirmou que o interesse do consulado é dar prosseguimento a esse intercâmbio entre as universidades canadenses e a Ufes. “Agora que estamos numa situação mais controlada da pandemia, vou voltar à Ufes acompanhado de um especialista em intercâmbios internacionais para fortalecer nossa parceria”, afirmou Verbiwski.

Na avaliação de Roney Pignaton, “a visita foi um momento importante para consolidar a relação com representantes do governo canadense, fomentando ainda mais as relações internacionais, além da conversa com nossos colegas professores que mostraram a leitura deles do cenário político”.

Para Flavia Errera, a vinda da comitiva canadense significa “um avanço contínuo da gestão da SRI na recepção de representações diplomáticas, o que é importante para a governança da Ufes e para trazer, no futuro, mais acordos de cooperação para mobilidade e pesquisa com financiamento conjunto nas áreas de interesse da Universidade”. 

 

Texto: Sueli de Freitas
Fotos: Patrícia Cardoso e Sueli de Freitas
Edição: Thereza Marinho