Empresas juniores atendem startups em projeto de extensão do curso de Design

11/07/2022 - 18:43  •  Atualizado 13/07/2022 16:38

Estudantes do curso de Design da Ufes matriculados na disciplina de extensão curricular obrigatória Projeto Integrado à Comunidade I montaram empresas juniores e estão atendendo demandas de startups selecionadas na chamada Sebrae Like a Boss. O atendimento é parte do projeto de extensão Design que Transforma, o qual funciona por meio de uma parceria da Ufes com o Sebrae, e tem o objetivo aproximar esses estudantes das atividades econômicas do Espírito Santo.

No total, 32 alunos estão matriculados na disciplina e, durante o semestre letivo, ficam vinculados ao projeto de extensão, atuando nas oito empresas juniores criadas, cada uma com especialização numa área específica. São elas: Cybee (experiência do usuário - UX), Lume (identidade visual e planejamento de comunicação), 8bit (identidade visual, ilustração, mídias sociais e audiovisual), Estúdio Jabuti (ilustração, motion graphics e design gráfico), Manus Design Gráfico (mídias sociais, diagramação e ilustração), Drop (UX, design gráfico e modelagem 3D), Galerina Design Studio (identidade visual, UX e mídias sociais) e Personae (mídias sociais).

O professor Hugo Sant'Anna, do Departamento de Desenho Industrial da Ufes, explica que esse é um projeto criado especificamente para a extensão curricular obrigatória. Ele conta que a parceria com o Sebrae começou a ser planejada no ano passado e foi concretizada em maio deste ano, com o lançamento do edital nacional para a seleção de startups que teriam condições de internacionalizar suas atividades. Por meio desse processo, foram selecionadas startups mais qualificadas e estruturadas para demandar ações de design das empresas juniores do projeto de extensão.

Dentre os serviços prestados, estão projetos de identidade visual, revisão de comunicação para mídias sociais, interface para aplicativos, entre outros. As reuniões e entregas são semanais. Atualmente, cinco das dez startups selecionadas pelo Sebrae (Avisu, Klumie, Pastinha, Chain e Platafoma Lize) já são atendidas pelas equipes da extensão curricular. Ao final do semestre, haverá entrega de relatório e transferência de tecnologia para as startups, e o material produzido entra para o portfólio dos estudantes.

O professor Sant'Anna afirma que, a partir desse primeiro projeto, a proposta é continuar utilizando os editais do Sebrae para acessar startups, permitindo que os estudantes da Ufes tenham uma formação mais próxima aos negócios inovadores do mercado capixaba.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes
Imagem: Acervo do projeto