Encontro sobre integridade pública reúne cerca de cem gestores da Ufes e do Ifes no campus de Goiabeiras

18/08/2026 - 18:05  •  Atualizado 19/08/2026 16:52
Texto: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do auditório com os participantes assistindo à palestra

Cerca de cem gestores da Ufes e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) participaram nesta terça-feira, 18, no campus de Goiabeiras, do Encontro Técnico de Integridade Pública, realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com a Universidade. Dirigido a gestores de instituições públicas, o encontro faz parte do projeto Integridade Itinerante 2026, realizado em todo o país com o objetivo de fortalecer a cultura de integridade,da transparência e da governança nas instituições por meio de agendas presenciais e diálogos diretos.

O encontro desta terça, com foco em instituições públicas de ensino, foi proposto pela Superintendência da CGU no Espírito Santo (CGU/ES) à gestão da Universidade que, ao longo dos anos, vem instituindo boas práticas de integridade pública em seus processos, por meio da adoção de instrumentos e normativas que garantam a preservação do interesse público e uma entrega qualificada de serviços à sociedade.  

O evento, realizado no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro),  contou com a presença do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; da vice-reitora, Sonia Lopes; e do superintendente da CGU/ES, José Euclides Cavalcante. Além de tratar do tema Integridade Pública em si, o encontro ampliou a abordagem para outras temáticas, como conflito de interesses, trato de informações privilegiadas e prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação.

Punição x prevenção

As palestras foram ministradas pela diretora de Integridade Pública, Simone Andrade, e o coordenador de Prevenção a Conflito de Interesses, Luiz Eduardo Campos, ambos da CGU. Ao longo do dia, eles falaram sobre a evolução do propósito da Controladoria, saindo de um controle punitivo para uma postura preventiva, com ação colaborativa das instituições, trazendo-as para o centro do processo, sempre com foco na entrega de resultados à sociedade.

Foto dos participantes do encontro reunidos à frente do auditório
O reitor Eustáquio de Castro, a vice-reitora Sonia Lopes, os palestrantes e o superintendente da CGU/ES, José Euclides Cavalcante, ao final do encontro com os demais participantes. 

Foram apresentados ainda o Sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação do Governo Federal (Sitae), o Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP) e o Programa de Promoção de Integridade por Mentoria e Acompanhamento (Prisma), criado pela CGU para auxiliar órgãos e entidades da administração pública federal a aprimorarem suas gestões de integridade e governança.
Encerrando o encontro, Simone Andrade falou sobre prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação, destacando o papel fundamental das redes de acolhimento às vítimas e caminhos recomendados para tratar ocorrências e denúncias em casos assédio e discriminação.

Diálogo

O projeto Integridade Itinerante foi lançado este ano e é conduzido pela Secretaria de Integridade Pública (SIP) da CGU. Além de fortalecer a cultura de integridade nas instituições, o projeto pretende reforçar a presença da CGU nos territórios; aproximar o órgão central das realidades locais; e promover soluções conjuntas para os desafios de integridade pública.

*Informações atualizadas em 19/08/2026.

Categorias relacionadas