Evento apresentará projetos desenvolvidos por estudantes de Empreendedorismo

O evento que marca o encerramento da disciplina de Inovação e Empreendedorismo (conhecido como DemoDay) já tem data definida: em 7 de dezembro, a comunidade acadêmica vai se reunir no espaço WeBelieve Hub, em Vila Velha, para uma tarde de ideias, networking e inovação. O DemoDay terá início às 14 horas e é aberto ao público. Os interessados em assistir as apresentações devem se inscrever, gratuitamente, no site Sympla. As vagas são limitadas.

Esta edição contará com a apresentação de dez projetos desenvolvidos ao longo do semestre por grupos de estudantes de diversos cursos de graduação da Ufes. Dentre os projetos estão soluções ligadas a aproveitamento de resíduos têxteis; apoio a estudantes com deficiências físicas e cognitivas; redução de consumo de água em escolas; e redução de uso de sacolas plásticas.

Cada equipe terá a oportunidade de falar sobre a ideia do negócio; o processo de validação do problema; a construção do MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável); e a validação da solução, isto é, os resultados alcançados durante a disciplina. Neste semestre, os professores André Almeida (Departamento de Gemologia); Jadir Luca (Departamento de Informática); Letícia Pedruzzi (Departamento de Design); e Miriam de Magdala (Departamento de Engenharia de Produção) foram os responsáveis pela condução das aulas.

“O DemoDay é um momento importante de entrega dos trabalhos para o ecossistema de inovação capixaba e uma oportunidade de conexão dos nossos estudantes com o mercado de trabalho”, avalia Magdala.

Caixa de brincadeiras

Um dos trabalhos a serem apresentados no DemoDay será o Kids Time (foto principal). A estudante de Gemologia Maria Clara Lorenzoni, que faz parte da equipe desenvolvedora, explica que o objetivo do projeto é combater a “adultização” infantil por meio do estímulo a brincadeiras saudáveis para crianças. “Entendemos o conceito de ‘adultização’ como uma ‘queima de etapas’, através da qual a criança deixa de experimentar fases importantes para seu desenvolvimento”, explica.

A partir de questionários enviados aos pais e entrevistas feitas com especialistas, os estudantes entenderam a importância do brincar para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Com isso, desenvolveram uma caixa por assinatura, contendo brincadeiras exclusivas a serem enviadas mensalmente para crianças de 7 a 11 anos, visando proporcionar a elas mais tempo longe das telas.

A estudante afirma que a equipe está nervosa, mas segura da ideia a ser apresentada no DemoDay: “Temos certeza de que alguém vai olhar com outros olhos para a nossa solução e ajudar a levar essa ideia para a frente. Esperamos que todos os grupos tenham a mesma oportunidade”.

Volta Fácil

Pensando em facilitar a mobilidade de pessoas que trabalham em esquema de plantão, o projeto Volta Fácil oferecerá serviço de motorista agendado, tornando-se, segundo os desenvolvedores, uma alternativa mais segura, econômica e conveniente em relação a carros de aplicativos, táxis ou aluguel de veículos. Após análise, os estudantes avaliaram que os plantonistas são um grupo com forte demanda desse tipo de serviço.

“O serviço visa oferecer flexibilidade e comodidade aos clientes plantonistas que gostam de ir trabalhar com seu próprio carro, mas preferem ter alguém que o dirija no pós-jornada, caso estejam muito cansados”, explica o estudante de Engenharia de Produção Roger Chaves, membro da equipe.

Segundo o modelo de negócio desenvolvido para o Volta Fácil, os clientes terão a opção de pagar por agendamento único ou fazer um pacote de agendamentos, o que garantirá descontos para aqueles que utilizarem o serviço com maior frequência.

Responsável pela apresentação do trabalho, Chaves julga que o ambiente do DemoDay será desafiador, mas tem boas expectativas por acreditar na ideia do projeto: “Estou me sentindo confiante, porque é uma ideia que está sendo validada por uma boa metodologia. Espero realmente uma apresentação bem sucedida e ouvir elogios no final”.

Disciplina

A disciplina Inovação e Empreendedorismo é oferecida como escopo aberto e faz parte do projeto Empreendedorismo na Ufes. Ao longo do semestre, os estudantes solucionam desafios propostos por eles mesmos, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU).

Está prevista a abertura de uma nova turma no próximo semestre e os estudantes interessados em se matricular devem optar pela disciplina durante a etapa de ajuste de matrícula, de acordo com o calendário acadêmico de 2024.

 

Texto: Adriana Damasceno
Fotos: Divulgação
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.