Exposição Moradores da Floresta chega a São Mateus nesta quinta-feira, 9

07/02/2023 - 12:14  •  Atualizado 09/02/2023 19:44

A exposição Moradores da Floresta, organizada pelo Museu de Ciências da Vida (MCV) da Ufes, ficará no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) nos dias 9 e 10 de fevereiro, durante o Darwin Day, evento nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Genética e que integra uma celebração mundial em homenagem ao biólogo e naturalista Charles Darwin. A visitação é gratuita e não é necessário agendamento (veja abaixo os horários).

Esta será a primeira vez da exposição em São Mateus. Estarão acessíveis ao público 60 peças de espécies de animais silvestres da Mata Atlântica plastinadas no Laboratório de Plastinação da Ufes – entre os animais expostos estão uma anta, uma jaguatirica e um mão-pelada.

Os animais plastinados foram vítimas de atropelamento no trecho da BR 101 que cruza a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. A exposição, que promove a educação científica e ambiental, pretende conscientizar o público sobre a importância da preservação da Mata Atlântica e discutir o impacto do homem nesse bioma.

“A coleção traz ao público um vasto conteúdo científico sobre anatomia dos animais, permitindo um olhar comparativo sobre a maravilhosa diversidade de formas, funções e adaptações que a biodiversidade nos proporciona. Um farto acervo que vai despertar o fascínio de crianças a idosos, da educação infantil à pós-graduação das mais variadas áreas. Um verdadeiro laboratório de estudo para veterinários, biólogos, zoólogos, ambientalistas, amantes da ciência e curiosos”, afirma o coordenador do Museu de Ciências da Vida, professor Athelson Bittencourt.

Plastinação

A técnica da plastinação usada nas peças dessa exposição é o que há de mais avançado no mundo em tecnologia de preservação de tecido biológico. O método, que deixa os espécimes biológicos o mais próximo de sua aparência em vida, foi criado pelo Dr. Gunther von Hagens, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, em 1977. A Ufes é referência nesse método na América Latina.

O professor Bittencourt explica que a técnica consiste “na substituição de toda a água do corpo por um polímero, que fica preservado para sempre e mantendo as características naturais da espécie”.

Confira os horários de visitação:

• Quinta-feira, dia 9 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.
  • Sexta-feira, dia 10 de fevereiro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.
  • Local: Anatômico do Ceunes/Ufes, em São Mateus.
  • Entrada gratuita.

Texto: Sueli de Freitas, com informações do Museu de Ciências de Vida