Fapes lança edital para mobilidade de pesquisadores britânicos ao Brasil

21/06/2022 - 16:23  •  Atualizado 22/06/2022 16:50

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) aderiu à Chamada Confap & CNPq – The UK Academies e vai apoiar até seis projetos capixabas com investimento total de R$ 90 mil. O objetivo do edital é promover a vinda de pesquisadores britânicos para trabalharem em conjunto com pesquisadores brasileiros em institutos de pesquisa e universidades sediadas no Brasil. No Espírito Santo, cada um dos seis projetos selecionados receberá um aporte de R$ 15 mil, com recursos oriundos do Fundo Estadual da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

A chamada internacional é uma realização do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com as instituições britânicas The Royal Society, The Academy of Medical Sciences e The British Academy.

As propostas devem ser apresentadas em inglês e o prazo de inscrição, que já está aberto, termina às 12 horas do dia 18 de julho de 2022 (veja abaixo os requisitos para a submissão de propostas). A submissão deve ser feita na plataforma do Confap.

Os projetos selecionados serão apoiados na modalidade Research Mobility, que prevê missões científicas de curta duração, tendo como itens financiáveis: passagens aérea, seguro viagem e diária definidas pela tabela da Função de acordo com a Resolução do CCAF n° 217/2018.

Para mais informações acerca da Chamada UK Academies 2022, os candidatos devem entrar em contato por meio do endereço eletrônico: fundonewton.confap@gmail.com. Caso necessitem de esclarecimentos quanto às diretrizes da Fapes, os e-mails são parcerias@gapes.es.gov.br ou parcerias1@fapes.es.gov.br.

Conheça os requisitos necessários para o envio de propostas:

• ▪ Ser o coordenador do projeto;

• ▪ Ter titulação mínima de doutor;

• ▪ Estar em exercício efetivo da atividade de pesquisa, desenvolvimento ou inovação em Instituição de Ensino Superior ou Pesquisa, pública ou privada localizada no Espírito Santo;

• ▪ Não estar cursando pós-graduação ou estágio pós-doutoral fora do Estado;

• ▪ Ter vínculo na Instituição Executora, do tipo empregatício por prazo indeterminado, se ativo; ou por termo de adesão ao serviço voluntário, se aposentado;

• ▪ Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes;

• ▪ Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente;

• ▪ Estar adimplente com a Fapes.

Com informações da Fapes/Confap.