Festival Irradia abre chamada para a seleção de obras de radioarte

11/08/2023 - 12:30  •  Atualizado 15/08/2023 18:20

O Festival Irradia – realizado por meio de uma parceria entre projetos de extensão desenvolvidos nas rádios universitárias da Ufes e da Universidade Federal do Ceará (UFC) – está com inscrições abertas até o dia 3 de setembro para obras de radioarte. As peças sonoras vão integrar uma programação especial a ser veiculada em outubro na Rádio Universitária FM 104,7, em Vitória, e na Rádio Universitária FM 107,9, em Fortaleza (CE).

Em sua primeira edição, o Festival Irradia aceita peças de radioarte (prática criativa que explora o potencial do rádio como meio para a arte, com ênfase na experimentação), incluindo paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora/fonética, propostas inovadoras para programas de rádio, rádio documentário e rádio drama, além de outros experimentos com sons de diversas naturezas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário on-line. Cada participante pode enviar até duas obras de sua autoria (incluindo coautoria), sendo necessário realizar uma inscrição por obra. Os áudios devem ser enviados em um só arquivo, em alta qualidade (em caso de MP3: 44.1 kHz, mínimo de 256 kbps). O arquivo deve estar disponível para download por meio de link válido em serviços como WeTransfer, SoundCloud, Google Drive, ou Dropbox.

O anúncio dos trabalhos aceitos será feito até o fim do mês de setembro, por meio do site da Rádio Universitária FM 107,9 e pelo site do Festival Irradia (a ser lançado). Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail irradiafestival@gmail.com.

Parceria

O professor Pedro Marra explica que a parceria entre as universidades surgiu para a realização do festival: “Ela se dá por meio dos projetos de extensão Música Erudita e Acordes – Música instrumental na Universitária FM, programas produzidos pela Thais Aragão, produtora cultural da Rádio Universitária da UFC, e pelo programa Bandejão 104.7, produzido por estudantes do Departamento de Comunicação Social e que eu coordeno".

Ele destaca que o festival busca oferecer ao público a oportunidade de apreciar a produção em arte sonora pensada para transmissão via rádio, apresentando uma diversidade de trabalhos produzidos por artistas de todo o Brasil e também do exterior.

A curadoria do evento é formada pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Pedro Marra; pelos professores Marina Mapurunga, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e Marco Scarassatti, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); pelo coordenador do curso de Produção Fonográfica do Centro Universitário AESO-Barros Melo (Uniaeso/PE) Yuri Bruscky; e por Thaís Aragão.

Conheça o perfil dos curadores

Marina Mapurunga: artista sonora, sonidista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual e da arte sonora. É professora de som do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, onde atua nos cursos de graduação em Cinema e Artes Visuais e na pós-graduação em Comunicação. Fundadora e coordenadora do projeto de extensão SONatório e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório - UFRB). Integrante da rede Sonora - Músicas e Feminismos.

Marco Scarassatti: artista sonoro, improvisador, educador e compositor. Desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Atua como professor e pesquisador na área de Composição Musical da Escola de Música da UFMG e é autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva/SESC, 2008).

Yuri Bruscky: desenvolve práticas artísticas explorando interseções entre ruído, linguagem, mediações tecnológicas e práticas cotidianas. Coordena o curso de Produção Fonográfica da Uniaeso/PE. Mantém, desde 2010, o selo de música experimental Estranhas Ocupações. É cocriador do ciclo de radioarte Rumor, do festival Muído e do seminário e programa de residências artísticas (Entre) Lugares Sonoros. É coautor do livro História da Poesia Visual Brasileira (Cepe, 2018).

Thaís Aragão: pesquisa som, espaço e mídia, com ênfase em som urbano e gravação de campo. É produtora cultural da UFC, onde desenvolve produções radiofônicas para a Universitária FM 107,9, faz parte da equipe editorial da Revista Mauc (Museu de Arte da UFC), do Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas - Giceu (UFC) e do Grupo de Pesquisa Identidade e Território - GPIT (UFRGS).

Pedro Silva Marra: trabalha com som e áudio em diferentes mídias e formatos: rádio, som para cinema, produção musical e gravações de campo. É professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, onde leciona as disciplinas de som nos cursos de jornalismo e cinema e audiovisual. Coordena o Ateliê de Sonoridades Urbanas e é membro do Grupo de Estudos em Imagem, Sonoridades e Tecnologias - Geist.

Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista de projeto de Comunicação)
Imagem: Rádio Universitária UFC