Inscrições abertas até 30/1 para cursos de Licenciatura em Educação do Campo

17/01/2023 - 19:39  •  Atualizado 20/01/2023 16:44
Compartilhe

Os interessados em concorrer às vagas ofertadas em cursos de Licenciaturas em Educação do Campo têm até 30 de janeiro para se inscrever por meio de formulário on-line disponibilizado na Página de Acompanhamento do processo seletivo. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50.

Inicialmente, as inscrições para o Processo Seletivo Procampo/Ufes 2023 seriam realizadas no período de 12 de setembro a 2 de novembro de 2022, conforme Edital de Abertura anexado abaixo. Entretanto, em função das fortes chuvas ocorridas no final do ano, o processo foi interrompido e as inscrições foram reabertas (veja o Edital de Reabertura, também anexado abaixo). Os candidatos que já haviam realizado o procedimento anteriormente e tiveram seus nomes publicados na listagem de deferidos não precisarão realizar nova inscrição.

No total, serão ofertadas 160 vagas, sendo 40 para cada uma das quatro habilitações: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) no campus de Goiabeiras, em Vitória; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) no campus de São Mateus.

Público-alvo

As oportunidades se destinam preferencialmente ao público jovem e adulto residente em comunidades do campo. Também podem se inscrever professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuam licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; e professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Metade das vagas será reservada para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas no Brasil, em cursos regulares ou na modalidade educação de jovens e adultos, ou tenham obtido certificado de conclusão desse nível de ensino por meio de exames de certificação (incluindo o Enem). Os candidatos que optarem por concorrer a essas vagas poderão também escolher uma ou mais submodalidades de reserva de vaga nas quais se enquadrarem: candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa (per capita); pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas (PPI); ou pessoas com deficiência (PCD).

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho