
Em comemoração ao Dia do Esportista, celebrado nesta quarta-feira, 19, a Pró-Reitoria de Extensão lembra que o Centro de Educação Física e Desporto (CEFD) da Ufes tem diversos projetos de extensão com inscrições abertas para a prática de modalidades esportivas. As atividades são destinadas tanto a estudantes da Universidade quanto a membros da comunidade externa de várias idades e são coordenadas por professores, no âmbito de projetos de extensão e do Programa de Educação Tutorial (PET) do CEFD. Entre as modalidades que recebem novos participantes estão o futebol de salão (futsal), a ginástica (artística e rítmica), as lutas e a dança.
Futsal
Desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Desportos (NED) e coordenado pelo professor Ubirajara de Oliveira, o projeto ProUfesFutsal fornece treinamentos para crianças e adolescentes com idade entre 11 e 17 anos, às terças e quintas-feiras, das 14 às 17 horas. As aulas retornaram de recesso no dia 11 de fevereiro e acontecem no Ginásio de Esportes do CEFD. As inscrições são feitas via formulário on-line.
Já o projeto Futsal Feminino Universitário é voltado para estudantes da Ufes que desejam iniciar ou continuar a prática da modalidade esportiva. As aulas são semanais e ministradas por acadêmicos vinculados ao Grupo de Estudos sobre Gênero e Esporte (Grupa), todas às terças e quintas-feiras, das 17 às 18h30, no Ginásio do CEFD. A pré-inscrição para as aulas deve ser feita aqui. Outras informações podem ser obtidas por meio do e-mail do projeto.
Ginástica
O projeto Escolinha de Iniciação à Ginástica, coordenado pelo professor Maurício dos Santos, oferece aulas de noções de Ginástica Artística (GA) e Ginástica Rítmica (GR) para crianças de 7 a 12 anos. Os alunos aprendem um conjunto de práticas corporais que promovem o bem-estar e a melhora do condicionamento físico, além de contribuir para a aquisição de habilidades por parte das crianças que por acaso desejem seguir carreira no esporte.

As inscrições terão início ainda em fevereiro, via formulário a ser disponibilizado neste site. Mais informações serão divulgadas no perfil oficial do Núcleo de Pesquisa em Ginástica no Instagram.
Lutas
Com coordenação do professor Fábio Luiz Loureiro, o Projeto Lutas Ufes ainda tem vagas para as turmas de artes marciais. As aulas de capoeira para iniciantes, membros da comunidade externa (idade mínima de 13 anos) ou alunos da graduação, acontecem às terças e quintas-feiras, das 19 às 22 horas. Para professores e egressos as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no mesmo horário.
Já as aulas de karatê são ministradas às segundas-feiras, das 18h30 às 20 horas, e nas quartas e sextas-feiras, das 18 às 19h15. A idade mínima é 14 anos. As aulas de taekwondo ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 14 às 15 horas. As artes tradicionais japonesas kendô e iaidô, como também o jiu-jitsu, estão com turmas abertas para aulas das 19 às 22 horas, nas segundas e quartas-feiras, e das 19h30 às 22 horas, respectivamente. É necessário ter no mínimo 16 anos para se inscrever. Já as turmas de judô aceitam alunos a partir dos 14 anos, com aulas às quartas e sextas-feiras, entre 19h30 e 22 horas.
O formulário de inscrição para todas as lutas está disponível aqui. Mais informações sobre qualquer projeto do Lutas Ufes também podem ser obtidas por meio do e-mail programalutasufes@gmail.com.
Natação
O projeto Água Viva atende as comunidades interna e externa da Universidade com aulas de hidroginástica e natação, às segundas e quartas-feiras, das 17 às 17h40. A idade mínima é de 16 anos e as inscrições podem ser feitas pelo formulário hospedado neste link. A entrada de novos participantes se dá em formato de lista de espera.
Vale destacar que o CEFD abriga outros projetos de extensão com aulas de outras diversas modalidades esportivas, coletivas e individuais. “Com todos esses esportes, buscamos dar a oportunidade para crianças e adultos que muitas vezes não têm a oportunidade de treinar em um clube privado. Assim, compartilhamos o conhecimento produzido na Ufes em benefício da sociedade e, ao mesmo tempo, avançamos nos estudos a partir da nossa realidade”, destacou o professor Maurício dos Santos.
Para se inscrever, é preciso ficar atento para a abertura de novas vagas e de listas de espera, que são divulgadas no site Extensão CEFD.
Fotos: Divulgação