Inscrições abertas para processo seletivo do curso de Licenciatura em Educação do Campo

15/09/2021 - 11:28  •  Atualizado 20/09/2021 17:02

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do PROCAMPO 2021, que oferta o curso de Licenciatura em Educação do Campo na Ufes. Serão disponibilizadas 160 vagas distribuídas para os campi de Goiabeiras e São Mateus, ambos com ingresso em 2022.

O curso é destinado para o público jovem e adulto, residente em comunidades do campo; professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, que não possuem licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; e professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Os interessados podem se inscrever até 15 de outubro de 2021 por meio do endereço eletrônico https://www.concursos.ufes.br/ps-procampo/. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por uma das habilitações disponíveis: Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) ou Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), para o campus de Goiabeiras; e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) ou Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), para o campus de São Mateus. Também será necessário informar seu perfil e se é optante ou não pela reserva de vagas.

A avaliação será realizada em uma única etapa, por meio de prova de redação no gênero textual memorial, que será constituída de tema único para as habilitações em Linguagens e Ciências Humanas e Sociais, e tema distinto para a habilitação em Ciências Naturais.

Habilitar professores

A Licenciatura em Educação do Campo é uma nova modalidade de graduação nas universidades públicas brasileiras, que tem como objetivo formar e habilitar profissionais para atuação nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.

A proposta é graduar e habilitar profissionais dos ensinos fundamental e médio que ainda não possuem a titulação mínima exigida pela legislação educacional em vigor, quer estejam em exercício nas funções docentes ou atuando em outras atividades educativas não escolares com populações do campo.

Todas as informações sobre o processo seletivo PROCAMPO 2021, incluindo o edital, estão disponíveis no site do Processo Seletivo de Vagas Surgidas: www.ps.ufes.br.

* Matéria atualizada em 16/09/2021, às 17h37

Texto: Wesley Lima (estagiário de Comunicação)