Lançamento de livro e exposição fotográfica homenageiam o professor José Celso Cláudio

13/12/2021 - 17:13  •  Atualizado 01/11/2022 09:21
Compartilhe

Nesta quinta-feira, 16, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), localizado no Centro de Vitória, acontecem o lançamento do livro Memórias fotográficas da educação capixaba: catálogo do acervo de José Celso Cláudio e a abertura da exposição Imagens e lembranças: o acervo pessoal José Celso Cláudio.

Os eventos começam a partir das 17 horas e fazem parte do projeto cultural O Mundo da Educação em Imagem, patrocinado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e apoiado pelo Departamento de Arquivologia e pelo Laboratório de Sistema de Informação Digital (Labsid), ambos da Ufes, e pelo Apees.

Além do lançamento do livro e da abertura da exposição, serão expostos painéis com textos e fotografias que apresentam a trajetória de José Celso Cláudio nas áreas da educação, do serviço público e da política. As homenagens são coordenadas pela doutoranda em Educação pela Ufes Clara Malverdes e pelos professores André Malverdes, do Departamento de Arquivologia, e Mário Cládio Simões, do Departamento de Línguas e Letras.

Os eventos são presenciais e respeitarão o limite de pessoas e os cuidados de biossegurança, como uso de máscara e higienização.

Mais informações sobre o projeto O Mundo da Educação em Imagem e sobre os eventos estão disponíveis no site https://patrimoniofotograficojosecelsoclaudio.blogspot.com/ ou podem ser obtidas pelo e-mail clara.pedagoga@gmail.com.

Perfil

José Celso Cláudio foi educador e ocupou vários cargos na área da educação no Espírito Santo, como professor e como servidor público. Natural do município da Serra (ES), nasceu no dia 27 de setembro de 1905 e, em 1935, foi nomeado diretor do grupo escolar Professor Lélis Horta, na cidade de Alegre (ES).

Foi nomeado inspetor regional de Ensino e, depois, diretor do Departamento dos Serviços Públicos (hoje Secretaria de Administração) e da Secretaria da Educação e Cultura, em quatro oportunidades. Foi advogado e procurador da Prefeitura Municipal de Vila Velha, falecendo em Vitória em 4 de maio de 1975, aos 70 anos de idade.

 

Texto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho