Língua Brasileira de Sinais é tema do programa Vamos Falar Sobre, da TV Ufes

06/05/2021 - 17:02  •  Atualizado 07/05/2021 18:09

Diariamente, milhões de pessoas surdas no Brasil se comunicam por meio de uma língua própria, com estrutura gramatical diferente da do português. É a Língua Brasileira de Sinais (Libras), uma língua gestual reconhecida pela Lei nº 10.436, de 2002, como meio legal de comunicação e expressão.

A crescente e necessária demanda por inclusão e acessibilidade tem fomentado o uso da Libras em diferentes ambientes e segmentos. Na Educação, os intérpretes são fundamentais para garantir o direito de acesso dos estudantes. Na área da Comunicação, por exemplo, a janela com interpretação em Libras pode ser vista nas programações de algumas emissoras, tal como a TV Ufes, que desde 2014 implementou esse recurso, em parceria com a equipe de intérpretes de Libras da Universidade.

Para saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, a TV Ufes entrevistou Cesar Cunha, que é tradutor e intérprete de Libras da Ufes, e também mestre em Educação (assista aqui). No vídeo, Cunha fala sobre as línguas gestuais, a história da Libras e suas curiosidades.

Sobre a TV Ufes

A TV Ufes é veiculada no Canal 13 da NET/Claro e também divulga seus conteúdos nas redes sociais (FacebookInstagram) e no canal TelevisaoUfes, onde os conteúdos contam com janela em Libras e legendagem produzida pela própria equipe. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tvufes@ufes.br.

Texto: Camila Fregona