Mestrado em Assistência Farmacêutica, ofertado em rede, abre inscrições dia 20/1

16/01/2023 - 16:21  •  Atualizado 19/01/2023 12:05
w

As inscrições para o processo seletivo do mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica (PPGASFAR) serão abertas no próximo dia 20 e vão até 5 de fevereiro. O PPGASFAR é uma associação de nove instituições de ensino superior, entre elas a Ufes, que funciona em rede nacional, com foco na área de assistência e cuidado farmacêutico. Confira aqui o edital.

Entre as instituições que oferecem o PPGASFAR, juntamente com a Ufes, estão as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Rio Grande do Sul (UFGRS), Paraná (UFPR), Bahia (UFBA), Rio Grande do Norte (UFRN), Alfenas (Unifal-MG) e de Brasília (UnB), além da particular Universidade Vila Velha (UVV). No total, o Programa está oferecendo 55 vagas nesse processo seletivo, sendo que o preenchimento obedece à ordem de classificação dos candidatos em cada instituição de ensino. Na Ufes estão sendo ofertadas quatro vagas.

Pluralidade

Segundo o coordenador do polo do PPGASFAR na Ufes, professor Genival Araujo dos Santos Júnior, a área de assistência farmacêutica abrange todas as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico para garantir que o medicamento chegue às mãos do paciente e seja utilizado da melhor forma possível. Vai do gerenciamento logístico, como previsão de compra, programação, disponibilização em uma unidade de saúde ou num centro cirúrgico, até a análise de como estão sendo utilizados os medicamentos pelos pacientes e levantamentos epidemiológicos relacionados.

A Ufes integra o PPGASFAR desde o seu surgimento, em 2013. Desde então, já foram titulados três mestres pelo programa. A gestão do PPGASFAR é compartilhada pelas instituições de ensino, sendo que a coordenação é definida por rodízio e está atualmente sob responsabilidade da UFSC.

“A riqueza desse programa é a pluralidade, tanto no que diz respeito a professores quanto aos alunos, pois o PPG não se concentra em uma única instituição. Costumo ter alunos de várias regiões do país. Outro diferencial é o foco na assistência farmacêutica, um campo transversal, que permite uma atuação em diversos ambientes e reúne profissionais de diferentes áreas, como assistentes sociais, enfermeiros, engenheiros de produção, além de farmacêuticos”, afirma o professor, que complementa: “onde tem uma pessoa que usa medicamento há assistência farmacêutica”.

Na área de farmácia, a Ufes também oferece vagas no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCFAR), que abrange áreas como análises clínicas e toxicológicas, desenvolvimento de medicamentos e assistência farmacêutica.

Texto: Sueli de Freitas
Imagem: Freepik