Moradores de Viana não cadastrados ainda podem participar de pesquisa neste domingo, 13

13/06/2021 - 11:12  •  Atualizado 13/06/2021 18:57

Mais de 20 mil moradores do município de Viana participam neste domingo, 13, como voluntários do estudo científico que avaliará a efetividade da aplicação de meia dose da vacina da AstraZeneca/Fiocruz. Aqueles que, por algum motivo, não se cadastraram previamente para participar da pesquisa, ainda podem se vacinar. Basta comparecer a sua seção de votação portando documento de identificação com foto e comprovante de residência.

Estão aptos a participar do estudo pessoas com idade entre 18 e 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI). A vacinação da população faz parte da pesquisa Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19 e será realizada até às 17 horas, em 178 salas de vacinação distribuídas em 35 locais.

A cidade de Viana foi escolhida por reunir as condições que atendem aos objetivos do projeto, como ser próxima e integrada à Grande Vitória, oferecendo facilidade logística. Também pela grande mobilidade urbana, pois fica às margens da rodovia que dá acesso a Vitória, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que contribui para a situação epidemiológica de maior risco. Além disso, o município possui rede de atenção à saúde bem estruturada, com um número adequado de postos de saúde e logística de vacinação organizada.

Os participantes do Projeto Viana serão monitorados, orientados e atendidos para avaliação de eventos adversos. Aqueles que apresentarem evento adverso ou infecção por covid-19 serão atendidos na rede de saúde, seguindo os fluxos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Relevância mundial

O estudo, de relevância mundial e o primeiro realizado na população de um município, é coordenado pelos professores da Ufes e pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) José Geraldo Mill e Valéria Valim, com a participação de pesquisadores da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto, já aprovado pelo Comitê de Ética do Hucam-Ufes e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep), será executado por meio de uma parceria entre Ministério da Saúde (MS), OPAS, Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria de Estado da Saúde (por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde - ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.

De acordo com a coordenadora do projeto científico, a médica Valéria Valim, os moradores que ainda não tenham recebido nenhuma dose de vacina para covid-19 receberão duas doses de metade da dose padrão (0,25 mililitro), com intervalo de 12 semanas entre elas. O objetivo é analisar a efetividade da vacina ou o grau de proteção da população com o uso de meia dose, em comparação a indivíduos que foram vacinados com a dose padrão utilizada atualmente.

O professor José Geraldo Mill, que também está à frente da pesquisa, explica que esse estudo se baseia em uma experiência realizada na Inglaterra: “Vamos avaliar qual o grau de proteção da população que receberá a dose reduzida. Foi feito um estudo na Inglaterra com um pequeno grupo de indivíduos, com uso de meia dose da AstraZeneca, que avaliou o que chamamos de resposta imune, ou seja, quanto de anticorpos as pessoas produzem. O estudo constatou que quem recebeu a dose completa e a meia dose teve resposta de produção de anticorpos praticamente igual. A hipótese principal do estudo é que esta meia dose também seja

Clique aqui para saber mais sobre a pesquisa.

Texto: Thereza Marinho