Navio-escola inicia segunda expedição com estudantes da Ufes na próxima semana

15/08/2023 - 17:48  •  Atualizado 17/08/2023 10:00

A partir do dia 21 de agosto, o navio-escola Ciências do Mar III dará início a novas expedições com estudantes finalistas do curso de Oceanografia da Ufes. Serão 10 dias realizando duas viagens e percorrendo 600 quilômetros, cada, por um roteiro especial de inverno chamado Rota das Baleias, dos Golfinhos e dos Recifes. Assessorados por três professores e uma enfermeira da Ufes, os 26 alunos a bordo navegarão até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, passando pelas áreas de maior concentração de baleia jubarte do Atlântico.

A expedição é parte de uma disciplina obrigatória do curso de graduação chamada Embarque Supervisionado. Mais do que uma viagem com a finalidade de pesquisa acadêmica, o professor Agnaldo Martins, responsável pelo conteúdo didático da disciplina e pela excursão, ressalta que as expedições visam o ensino e a experiência embarcada: “Nós podemos até utilizar algumas informações para pesquisa, mas não é o objetivo principal. Uma das pesquisas exploratórias, por exemplo, se refere a um experimento para avaliar a possibilidade de criar um índice global de ‘pegada humana nos oceanos’”.

Ensino flutuante

A previsão é de que a viagem aconteça uma vez por semestre, sempre com alunos diferentes. Desta vez, serão realizadas duas expedições com 13 estudantes em cada uma, que farão todo o percurso em etapas de quatro dias. “Nesses 10 dias, o navio é oficialmente um laboratório de ensino flutuante da Ufes”, explica Martins.

Durante a expedição, a equipe utilizará drones e veículos remotamente operados (os chamados ROV, uma espécie de drone subaquático) e hidrofones, além dos equipamentos de coleta existentes no navio, para visualizar baleias e golfinhos, avaliar seus tamanhos, as atividades que eles desenvolvem e a estrutura social, dentre outros parâmetros.

O ROV será utilizado para avaliação do estado dos recifes dos abrolhos devido aos impactos sofridos com as mudanças climáticas. O hidrofone, por sua vez, auxiliará os estudantes na audição e na interpretação dos sons que são gerados nos oceanos pelo ambiente, pelos animais e pelos humanos.

Formação

O Ciências do Mar é um navio construído pelo Governo Federal que atende a cerca de 40 cursos oferecidos por instituições de quatro regiões do litoral brasileiro. São quatro embarcações e o Ciências do Mar III, que atua na região Sudeste, atende a sete universidades: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp, campi Santos e Registro); Universidade Federal Fluminense (UFF - sede do navio); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ); Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes, campus Piúma); e Ufes.

“Essa saída é fruto de um projeto que visa a formação de alunos de cursos na área de ciências do mar do Brasil inteiro, visando proporcionar a experiência embarcada”, sintetiza Martins.

Primeira expedição

Em março, 14 estudantes, um professor, um pesquisador e uma enfermeira da Ufes participaram da primeira expedição, que durou sete dias e percorreu 270 quilômetros.

Na ocasião, a equipe coletou amostras de água e sedimentos em profundidades diferentes com o objetivo de simular pesquisas científicas e trabalhos em alto mar característicos da profissão de oceanógrafo.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Universidade Federal Fluminense (UFF)