Núcleo de Acessibilidade da Ufes realizará encontro com estudantes e suas famílias

10/08/2022 - 15:21  •  Atualizado 12/08/2022 16:51

O Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes) realiza nesta sexta-feira, 12, um encontro com estudantes que possuem algum tipo de deficiência e que são acompanhados pelo Núcleo, e suas famílias. O encontro será realizado às 16h30, no auditório da Biblioteca Central.

A proposta é avaliar o desenvolvimento do semestre letivo 2022/1, o primeiro ocorrido de modo totalmente presencial após o início da pandemia de covid-19, com o objetivo de promover avanços no ensino, na pesquisa, na extensão, na assistência e na gestão, no que se refere às ações acadêmicas e administrativas voltadas para a sustentabilidade, a inclusão e a cidadania, o acesso e a permanência do estudante.

O encontro contará com a presença de Luciana Ferrari, professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e coordenadora do projeto de extensão Trajetórias de Vida e Aprendizagem com e na Deficiência. Ela falará sobre o projeto, que busca conversar com os estudantes com deficiência da Ufes, a fim de conhecer suas histórias e trajetórias e contribuir para a naturalização da deficiência.

A professora também contará sua experiência enquanto mãe de uma pessoa com deficiência, abordando o tema Uma mãe de PCD em construção: desmistificando a deficiência.

Durante a programação haverá ainda uma apresentação cultural promovida por monitores e estudantes acompanhados pelo Naufes, e discussão sobre os assuntos tratados com os participantes do encontro.

Atualmente, o Naufes acompanha 166 estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes