
Após abrir a temporada de espetáculos deste ano no Teatro Universitário, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) retorna ao palco da Ufes para dois concertos em homenagem ao compositor paulista Mário Ficarelli, nesta quarta-feira, 26, e nesta quinta, 27, ambos a partir das 20 horas. Os ingressos para Ficarelli 90 Anos estão à venda na bilheteria do teatro, das 14 às 19 horas, e pelo site Le Billet.
Sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), a Oses executará as obras Suíte D’Oro, da compositora Silvia de Lucca, viúva de Ficarelli; Epigraphe, do compositor homenageado; e Quadros de uma exposição, do russo Modest Mussorgsky.
Importante compositor da música erudita brasileira, Mário Ficarelli completaria 90 anos em julho de 2025. “Ele era assumidamente apaixonado por orquestra sinfônica, por meio da qual descobriu o mundo da música aos 16 anos de idade. Ficou conhecido assim, no meio especializado, como um grande orquestrador, um dos melhores que tivemos no Brasil”, escreveu Silvia de Lucca na sua biografia, um ano após o falecimento do compositor, em 2015.
Regente convidado
Regente da Orsse desde 2006, Guilherme Mannis já dividiu o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Ricardo Castro, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, Cristian Budu, entre outros. É considerado o maestro responsável pela inserção da Orsse no cenário artístico brasileiro.
Como regente convidado, tem dirigido orquestras importantes no Brasil e no exterior, como a Petrobras Sinfônica, Sinfônica de Roma, Sinfônica de Bari, Sinfonia Toronto, Sinfônica Brasileira, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Rosário, Experimental de Repertório, entre outras.
Reserva
A partir deste ano, as apresentações da Oses contam com uma reserva de cortesias a pessoas trans, travestis e não-binárias. Para ter acesso à cortesia, basta responder este formulário.
A realização dos concertos é da Cia de Ópera do Espírito Santo (Coes), Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), e do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES) e de parceria da Ufes.