Palestra abordará produção de alimentos com recuperação ambiental. Inscrições abertas

22/08/2022 - 15:20  •  Atualizado 24/08/2022 19:21
Compartilhe

O projeto de extensão Impactando Vidas realiza, em 31 de agosto, às 14 horas, a palestra Agricultura Sintrópica – aliando produção de alimentos com a recuperação ambiental, a ser ministrada pelo engenheiro agrônomo Paulo Henrique Radaik, especialista em Sistemas Agroflorestais (Agricultura Sintrópica), Agricultura Orgânica, Sistemas Silvipastoris e Saneamento Ambiental. A palestra será gratuita, aberta ao público, e os interessados poderão se inscrever por meio do link https://forms.gle/ffazKHb7UaevNsyD6.

O evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras, e contará com a presença de reeducandos que trabalham nos campi de Goiabeiras e Maruípe, estudantes e membros da comunidade universitária.   

A coordenadora do Impactando Vidas, Rosália Antunes, explica que, dentre as ações do projeto, os reeducandos recebem treinamento sobre serviços em jardins, hortas e viveiros. Além disso, atualmente o projeto está firmando parcerias para a produção de mudas para hortas urbanas, observando a preservação do meio ambiente e o reflorestamento.

“Uma dessas ações prevê o plantio de mudas de palmito Juçara no entorno do campus de Goiabeiras. Estamos na fase de estudos para a demarcação da área para o plantio”, afirma a coordenadora.

Formação

O Impactando Vidas é um projeto de extensão registrado pelo CCE que se destina a detentos do sistema penitenciário em geral e reeducandos, a suas famílias e à comunidade externa, buscando um retorno efetivo do indivíduo à sociedade.

O objetivo do projeto, criado a partir do convênio da Ufes com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo em março de 2017, é contribuir com a formação de indivíduos de forma permanente. Assim, o projeto busca oferecer treinamento em serviços como de jardinagem, pintura, manutenção de sistemas elétricos e hidráulicos, e soldagem. A capacitação também almeja fornecer aos acolhidos noções de informática e vivências em áreas culturais.

Além da Ufes, o projeto conta com a parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Primeira Promotoria da Infância e Juventude de Vila Velha. O projeto também está aberto a novos parceiros, tal como instituições de ensino, governos estaduais, prefeituras e empresas privadas de todo o país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail impactandovidas@ufes.br.


Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes