Palestras internacionais marcam início do semestre em programas de pós-graduação

12/09/2022 - 10:11  •  Atualizado 13/09/2022 10:53

Os programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e em Política Social (PPGPS), que integram o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Ufes, marcam o início do semestre letivo com eventos internacionais. A participação é aberta a todos os interessados.

Na segunda, 12, o PPGE inicia um ciclo de palestras presenciais no auditório do Centro de Educação (CE), juntamente com a direção do Centro, com o Mestrado Profissional em Educação e com os colegiados de Pedagogia e de Educação do Campo. As palestras são destinadas a docentes e estudantes dos programas de pós-graduação e cursos de graduação que se inscreverem no link bit.ly/ppgeform.

O evento teve início às 9h30, com a palestra intitulada Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - Ufes, apresentada pelo professor André Melo, coordenador adjunto do Comitê. Às 14 horas, a professora Elia Avendaño, da Universidade Nacional Autônoma do México, falará sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação: Diálogos com o México. Já às 18h30, o professor José Augusto Cossa, da Universidade do Estado da Pensilvânia (Estados Unidos), ministrará a palestra Enfrentando o Desafio da Colonialidade nas Promessas da Modernidade e do Cosmopolitismo para o Ensino Superior (na versão original, em inglês, Addressing the Challenge of Coloniality in the Promises of Modernity and Cosmopolitanism to Higher Education). As palestras serão em português e em espanhol.

Na Política Social, a palestra será realizada nesta terça, 13, quando Cossa tratará da Perspectiva Cosmo-Ubuntu de Justiça na Educação. O termo Ubuntu tem origem em idiomas do sul do continente africano e tem como significado a humanidade para todos. Ela tem sido usado para definir a Filosofia Ubuntu, fundamentada em uma ética da coletividade, representada principalmente pela convivência harmoniosa com o outro e baseada na categoria do “nós” como integrante de um todo social. Partindo da crítica à modernidade e ao humanismo, Cossa apresenta Ubuntu e Cosmo-Ubuntu como conceitos alternativos para tratar da justiça e da responsabilidade social.

A palestra será ministrada às 9h30 no Auditório Manoel Vereza de Oliveira, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), também localizado no campus de Goiabeiras, e com tradução simultânea.

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes