Pesquisadores da Ufes apresentam projetos à ArcelorMittal visando parcerias em 2025

19/11/2024 - 17:50  •  Atualizado 21/11/2024 14:11
Texto: Leandro Reis     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Grupo de pessoas assistindo a uma apresentação em uma sala

A Ufes e a ArcelorMittal deram um novo passo nesta terça-feira, 19, para estabelecer parcerias em projetos desenvolvidos na Universidade. Pesquisadores de diversas áreas se dividiram em quatro salas temáticas no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), no campus de Goiabeiras, e apresentaram seus projetos a representantes do Centro de Pesquisa ArcelorMittal durante toda a tarde.

Organizada pela Superintendência de Projetos e Inovação (Spin), a rodada de apresentações contou com 19 projetos relacionados a processos produtivos, meio ambiente, impressão 3D e desenvolvimento de produtos, incluindo startups do Espaço Empreendedor da Ufes. O reitor da Universidade, Eustaquio de Castro, também esteve presente para dar início às reuniões.

A avaliação desta terça aconteceu após uma pré-seleção feita a partir de 31 resumos enviados pelos Centros de Ensino da Universidade, na qual 19 foram pré-aprovados. As apresentações de projetos da Ufes sucedem o primeiro encontro entre a Universidade e a empresa, realizado no dia 31 de outubro, quando a ArcelorMittal expôs suas linhas de pesquisa a fim de identificar possibilidades de cooperação.

Segundo a superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala, o diálogo entre a Ufes e a ArcelorMittal faz parte de uma intenção da Universidade de se aproximar da comunidade externa, incluindo sociedade civil e empresas do entorno.

“A inovação não é uma ação da Universidade como ensino, pesquisa e extensão, mas, sim, uma participação de diversos atores. Não é uma prerrogativa nossa entregar o resultado final de uma inovação, como um produto ou serviço novo no mercado. Nós participamos de uma fase, mas precisamos, necessariamente, de parceiros”, afirmou ela.

Para o gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal, Fernando Martinelli, a aproximação entre as instituições é necessária para que “cada lado conheça melhor as demandas do outro”. “A ArcelorMittal e a Ufes têm tudo a ver. Afinal, estamos falando de conhecimento – e conhecimento move a sociedade”, disse.

Imagem
Grupo de pessoas assistindo a uma apresentação em uma sala

Seleção

Após a rodada de apresentações de projetos, os avaliadores da empresa selecionarão as iniciativas que considerarem promissoras para as linhas de seu centro de pesquisa. Segundo Martinelli, não há um prazo definido para o anúncio dos projetos selecionados, mas a intenção da empresa é iniciar as parcerias já no início de 2025.

“Tudo depende de uma conversa, de um detalhamento para definir os projetos que queremos fazer, mas a princípio as perspectivas são muito boas. Não temos um número de projetos a serem selecionados, vamos pinçar alguns que entendemos mais apropriados e estabelecer parcerias”, afirmou Martinelli.

Segundo ele, a empresa não está focada numa única temática: “Queremos aproveitar as iniciativas fantásticas que estão sendo feitas aqui dentro [da Ufes]. E o que puder gerar de interações importantes entre a academia e a indústria do aço, nos interessa”, disse.

Fotos: Leandro Reis

Categorias relacionadas