Pesquisadores discutem arte, acessibilidade, economia criativa, esporte e lazer

26/11/2020 - 23:24  •  Atualizado 27/11/2020 19:25

Aproximar os alunos de escolas da Grande Vitória e do interior do estado dos projetos da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) é um dos objetivos do projeto de extensão Visitas Mediadas - Estratégias Educativas para Grupos Diversificados. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira, 26, durante o Painel Ufes de Cultura – Processos de criação da curadoria educativa da Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) + Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil (Gepaei): qual a potência do educativo?, realizada na Semana do Conhecimento da Ufes.

Coordenado por Kenia Tinelli, o projeto ganhou a parceria do Gepaei no ano passado, o que significou a ampliação do trabalho educativo da Galeria, com adoção de metodologias diferenciadas, percursos de exposição, oficinas para educação infantil, ensino médio e educação de jovens e adultos, além de ações de acessibilidade, como uso de Libras e disponibilização de obras táteis para pessoas com baixa visão.

Acessibilidade

Acessibilidade também foi tema de debate na Programação Integrada da Semana do Conhecimento. Intitulado Ações de acessibilidade e de esporte e lazer no ensino superior, o webinário reuniu a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), Déborah Provetti, e a diretora de Esportes, Lazer e Projetos Especiais, Paula Cristina Silva.

Segundo Déborah Provetti, as ações de acessibilidade começaram a ser implementadas institucionalmente na Ufes a partir de 2010 e estão hoje no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), no planejamento estratégico e em planos que incluem não apenas soluções arquitetônicas, mas as áreas pedagógicas e de inclusão digital, entre outras.

De acordo com dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep-MEC), ainda há muito o que avançar em termos de presença de pessoas com deficiência nas instituições federais. Segundo a coordenadora do Naufes, as pessoas com deficiência representam apenas 0,5% dos estudantes de graduação nas universidades e institutos federais, quando o censo aponta que na população brasileira o percentual beira os 24%.

No que diz respeito a esportes e lazer, a diretora Paula Cristina Silva afirmou que eles são direitos constitucionais e que a Ufes, com a criação da Diretoria de Esportes, Lazer e Projetos Especiais, em 2017, está desenvolvendo ações para garantir o acesso para toda a comunidade universitária.

Economia criativa

No Painel Ufes de Cultura – Economia criativa, desenvolvimento e o papel das Instituições Federais de Educação do ES, o professor do Departamento de Língua e Letras da Ufes Orlando Lopes, que integra o Núcleo Poiein – Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade, representando a Ufes, falou da parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nesse projeto. O debate contou também com a participação de Robson Malacarne (Núcleo Poiein/Ifes) e do secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges.

Segundo Lopes, a ideia de economia criativa deve ser compreendida no contexto da discussão sobre o projeto inacabado de desenvolvimento do país, considerando o que precisa ser “desconstruído” e o que precisa ser “testado”. Ele afirmou que a rede federal de ensino é o braço do poder público na adoção de políticas públicas para fomentar a economia criativa.

A quinta-feira também foi de Mostra de Projetos. Os temas apresentados foram: Atenção à saúde mental de crianças e adolescentes, por Mauro Vassoler Junior, do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN); Ação de monitoramento de idosos durante a pandemia de coronavírus, por Fabiana Xavier, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); Imagens da Vida: Arte – Saúde – História, por Letícia Rodrigues e Fátima Maria Silva (CCS); Imagens da Vida: Arte – Saúde – História, por Samantha Felonta; e Imagens da Vida: organização dos serviços de saúde frente à pandemia de COVID-19, por Leticia Rodrigues, Jenyfer Schineider, Fátima Maria Silva, Wellington Lazarini e Roseane Rohr (CCS).

A Semana do Conhecimento será encerrada nesta sexta, 27, com dois painéis da Jornada Integrada de Extensão e Cultura. Confira aqui a programação.

Texto: Sueli de Freitas