Pesquisadores ganham acesso a sistema de busca para financiamento de projetos

05/08/2021 - 17:18  •  Atualizado 06/08/2021 18:30

A partir deste mês de agosto, os programas de pós-graduação (PPGs) da Ufes terão acesso ao Sistema Financiar, uma plataforma de busca na internet que disponibiliza informações sobre fontes financiadoras para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG/Ufes) adquiriu 50 licenças que serão repassadas aos coordenadores dos PPGs, aos quais caberá o repasse de informações de interesse dos pesquisadores.

No Sistema Financiar estão editais e chamadas, prêmios, bolsas e estágios, auxílios a eventos, publicações e viagens, tudo compilado em uma só plataforma. As informações abrangem todas as áreas do conhecimento. A ferramenta foi desenvolvida pela Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), entidade de apoio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que atualmente trabalha em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., destaca a otimização das buscas com o uso desse sistema. “Até então, cada docente fica procurando as oportunidades de financiamento, o que está cada vez mais escasso, e muitas chamadas não são amplamente divulgadas. O Financiar permite que os programas de pós-graduação tenham acesso às oportunidades de financiamento de pesquisa e extensão em suas respectivas áreas de conhecimento, buscando em um único site”, afirmou.

O contrato para aquisição das licenças já foi assinado pela Ufes, e o processo de liberação para uso do sistema encontra-se na sua fase final.

Texto: Sueli de Freitas