Pró-Reitoria de Extensão realiza live tira dúvidas sobre o edital Pibex 2023

04/07/2023 - 09:18  •  Atualizado 04/07/2023 21:29
Compartilhe

Nesta terça-feira, 4, a  partir das 19 horas, em seu canal Youtube, a Pró-Reitoria de Extensão realiza uma live tira dúvidas sobre o edital do Programa Integrado de Bolsas para Estudantes de Graduação - PIBEx 2023. Apresentarão a live o pró-reitor de Extensão, Renato Neto; o diretor de Gestão da Extensão, Athelson Bittencourt; a diretora de Políticas Extensionista, Fabiana Ramos; e a presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação da Ufes, Jacyara Paiva.

Um dos principais pontos a ser tratado diz respeito à destinação de bolsas para alunos que compõem as ações afirmativas da Universidade, obedecendo o disposto na nova resolução da Extensão, aprovada no fim de 2022. Sendo assim, os programas e projetos de extensão deverão optar, no momento da inscrição, por concorrer em uma das duas modalidades: 1) Ampla Concorrência (50%) e 2) Ações Afirmativas (50%), sendo que as bolsas de ações afirmativas serão distribuídas conforme as seguintes submodalidades: estudantes negros (30%), indígenas (5%), quilombolas (5%), pessoas com deficiência (5%) e pessoas transgênero (5%).

Segundo o pró-reitor de Extensão, Renato Rodrigues Neto, esta nova forma de concorrência é um avanço da extensão na busca pela maior inclusão dos discentes nas ações que já são executadas pela Ufes. "A regulamentação trazida pela resolução 28/2022 segue o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufes, que em um dos seus itens afirma que devemos implementar políticas de ações afirmativas. O edital garante agora que, no mínimo, 50% das bolsas sejam distribuídas para estudantes negros, indígenas, transgêneros, pessoas com deficiência e quilombolas. Desse modo, teremos uma maior diversidade nos programas e projetos de extensão da Ufes", explicou.

Durante a live, os participantes poderão enviar suas dúvidas pelo chat. Para acessar basta entrar no link disponível aqui

 

Texto: Paola Primo